Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Instituto Bruno Segalla

Instituto Bruno Segalla

Telefone

Acesso pela RS -122, em direção a Oeste. Na mesma estrada de acesso ao Hotel Samuara. Funciona no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Promove exposições. Visitação de segunda a sexta, das 9h30min às 12h e das 14h às 17h. Para grupos é necessário agendar data e horário. Atendido com linha de ônibus até o Campus. Outras opções de ônibus com parada na RS -122. Para realização de passeio em todo o roteiro Vale Trentino, sugere-se acompanhamento de guia de turismo.

Como chegar
Instituto Bruno Segalla
Av. Frederico Segala, 3099, Campus 8 da UCS (RS-122 - Km 69)
Fone: (54) 4062 9431 https://www.brunosegalla.org.br/

Criado em 2005, o IBS - Instituto Bruno Segalla é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sem fins lucrativos e aberta ao público, que preserva, estuda, comunica e expõe os bens culturais relacionados à vida e obra de Bruno Segalla.

Trabalha pela promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, bem como da educação, formação e inclusão por meio de ações culturais, projetos socioculturais e da salvaguarda do acervo.

Durante 9 anos o IBS ocupou o antigo atelier do artista, uma grande área central gentilmente cedida pela família Segalla. Em 2014, diante das necessidades de adequação do espaço para suas instalações físicas, o IBS obteve apoio e acolhimento na Universidade de Caxias do Sul (UCS), com a cessão temporária de um valioso espaço junto ao Centro de Artes e Arquitetura – Campus 8. O IBS é reconhecido como museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), integra o Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e o Sistema Estadual de Museus (SEM). DIRETORIA DO IBS Presidente: Bruno Segalla Filho Secretária Geral: Rejane Rosa de Oliveira Tesoureira: Jaqueline Fátima Concer Martins Diretora de Patrimônio: Mariana Duarte Diretora de Relações Institucionais: Patrícia Castilhos Diretora de Planejamento: Sinara Maria Boone Conselho Fiscal: Ciro Fabres, Rodrigo Postiglione, Silvana Boone Conselho Fiscal Suplentes: Bruna de Oliveira Voltolini, Jacks Ricardo Selistre

QUEM FOI BRUNO SEGALLA

O escultor Bruno Segalla (1922-2001) tornou-se um dos grandes artistas do Rio Grande do Sul. Em 1999, recebeu o título de Artista do Século XX para Caxias do Sul, uma homenagem da cidade em que nasceu e morreu.

Trabalho

Bruno Segalla começou a desenvolver o contato com modelagem e gravação em medalhas a partir do trabalho no setor artístico da empresa Eberle S.A., aos 13 anos. Permaneceu na empresa por 43 anos, desenhando, modelando e cunhando. Segalla desenvolveu milhares de medalhas comemorativas, condecorativas e religiosas.

Foi considerado um dos melhores medalhistas do país, fazendo trabalhos, inclusive, para a Casa da Moeda do Brasil. Cunhou, por exemplo, a medalha da Eco 92 e a medalha da inauguração do Banco do Brasil em Milão, além de medalhas para a Festa da Uva de Caxias do Sul. Profundo conhecedor da arte de gravação, esculpiu efígies de personalidades como Getulio Vargas, Evita Perón, Ayrton Senna e escreveu frases com até 135 caracteres em cabeças de alfinetes, que podem ser vistas com microscópio.

Arte

Em 1953, Bruno Segalla conheceu o escultor catarinense Erich Taichman, aprofundando a visão sobre a escultura. A partir daí, iniciou o trabalho com esculturas figurativas em volume.

Criou centenas de pequenas esculturas em cerâmica, madeira e bronze com motivos centrados no figurativo, com influência cubista e de escultores como Augusto Murer e Henri Moore.

Em 1968, iniciou seu trabalho com bustos e retratos. Especializou-se na confecção de bustos.

Quando se aposentou, em 1975, passou a trabalhar de forma intensa no próprio atelier, um espaço único com centenas de objetos pendurados, empilhados, guardados e enfileirados. Nos recantos mais nobres do espaço ficavam guardadas suas esculturas em bronze e em terracota.

Costumava dizer que a desorganização de seu atelier fazia parte de sua alma.

Algumas obras de Bruno Segalla figuram como monumentos públicos em vários locais de Caxias do Sul:

  • Jesus Terceiro Milênio– Reflexão, com 26 metros, junto ao Parque Nacional da Festa da Uva.
  • Monumento aos Direitos Humanos, escultura em bronze com 75 cm, encontra-se na Câmara Municipal de Vereadores.
  • Instinto Primeiro, obra doada à cidade em agosto de 1997, em comemoração aos cem anos da empresa Eberle S/A. Localiza-se na Praça Dante Alighieri.
  • Estátua de Ana Rech, obra em bronze localizada no centro do bairro de Ana Rech.
  • Padre Eugênio Ângelo Giordani, estátua do antigo vigário com 2,40 metros, está no largo São Pelegrino.
  • Busto do Dr. Henrique Ordovás Filho, em bronze, fixado na frente do Centro Cultural Henrique Ordovás Filho.
  • Retrato em baixo relevo do Dr. Percy Vargas de Abreu e Lima, localizado na Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima.
  • Busto de Kalil Sebbe, localizado na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino.
  • Busto do governador Euclides Triches, no Centro Administrativo Municipal.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, também guarda uma importante obra de Bruno Segalla. No térreo da instituição está o busto de Bento Gonçalves.

Saibas mais

Fonte: Instituto Bruno Segalla

 

Como chegar