Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Igreja Santa Lúcia

Igreja Santa Lúcia

Igreja da Paróquia de Santa Lúcia

A vistação da parte externa tem livre acesso. A parte interna pode ser acessada nos horários de missas ou festas.  Também pode procura a secretaria  paroquial,  ao lado da igreja, que possui a chave pode ver a possibilidade de abrir e mostrar o templo. Para grupos fazer agendamento prévio.

Localizada na Rua Pedro Daneluz, Centro do Distrito de Santa Lúcia do Piaí.

Horários das missas: aos domingos as 9h, terça-feira as 15h e na sexta-feira as 15h.

Horário de funcionamento da secretaria paroquial: segunda a sexta das 13h30min as 17h

Fone: (54) 3266-1052

Apadroeira é Santa Lúcia  com festa em dezembro e co-padroiera Nossa Senhora do Carmo festa em julho.

Como chegar
Igreja Santa Lúcia

A primeira capela de Santa Lúcia remonta ao inicio dos anos de 1890, quando ali se estabeleceram as primeiras famílias de colonos procedentes dos interiores de Caxias. Neste período, quem administrava a Capela de Santa Lúcia de Faria Lemos era a então Paróquia da Linha Imperial de Nova Petrópolis.

A assistência religiosa era feita pelos Padres Jesuítas e, anos depois, em 1899 com a chegada dos monges Camaldulenses, esses passaram a administrar os ritos religiosos até 1926, quando deixaram o Brasil.

Com passar dos anos, a região estava mais povoada, com mais comércio, serrarias e outros negócios se estabelecendo. A pequena capela de madeira já não dava mais conta de receber as inúmeras famílias que ali estavam estabelecidas. Com a participação ativa das famílias que ali moravam, deu-se inicio às obras da atual Igreja de Santa Lúcia do Piai. Em 10 de janeiro de 1930, foi realizada a solenidade de inauguração da igreja matriz de Santa Lúcia, durante a festa de sua padroeira, Santa Lúcia. A conclusão total da obra aconteceu no decorrer dos anos seguintes.

Em 1931, através de um decreto do Bispo Metropolitano Dom João Becker, foi fundada a Paróquia de Santa Lúcia. O primeiro Padre a se estabelecer na localidade após a fundação da nova paróquia foi o Padre Gerônimo Bortolotto. Ele permaneceu até a chegada do padre João Marchesi. De 1935 a 1945, dedicou-se à construção da região de Água Azul e da praça Cristovão de Mendonça, em frente à igreja; abraçou junto com os moradores a construção do hospital inaugurado em 1939 e articulou a transferência do distrito para pertencer ao município de Caxias do Sul.  É o mesmo padre responsável pela construção da igreja de pedra de Canela.

No ano de 1947, iniciou a administração da Paróquia de Santa Lúcia do Piaí pela Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, que permanece até hoje.

A respeito da obra da igreja, nos arquivos da Paróquia encontra-se o projeto denominado levantamento da igreja (reforma), com desenho da fachada e data de 12/10/1973. Foi realizado pela CO::PLAN e desenvolvido por GIBOSKI e WILSON A. Há riquezas de detalhes na fachada e no interior.

A igreja possui uma mescla de estilos barroco e romano, estilos mais antigos, com intervenções mais modernas. Após a construção da torre e do campanário, inaugurado em 1980, o teto passou a adotar estilo romano. Atualmente, a igreja está passando por uma reforma e deve retomar ao projeto original, conforme expressa o pároco Oumiro Dal Berto. A parte externa já está concluída, e a interna segue em obras.

O vitraux, construído por uma empresa e artista de Porto Alegre, é uma homenagem às capelas da paróquia que realizaram a oferta. Está em processo de restauração.

Internamente, destaque interno para os altares laterais e para o frontal em talha neogótica da década 1950, de autoria de Alexandre Bartelle, executados pelos irmãos Martini, estão dispostas diversas imagens de santos. A igreja também conta com dois confessionários em madeira, igualmente neogóticos. O belo piso complementa a beleza do templo.

A padroeira é Santa Lúcia, celebrada no dia 13 de dezembro e co-padroiera Nossa Senhora do Carmo, celebrada no dia 16 julho. A paróquia também possui devoção a Santa Terezinha, São José, Santo Antônio e Sagrado Coração essa é uma das devoções mais antiga teve início logo após a fundação da paróquia. Toda a primeira sexta do mês as 15h é realizada  a missa em devoção ao Sagrado Coração organizado pelas integrantes do Apostolado da Oração.

 

Fontes: Padre Oumiro Dal Berto e consulta livro tombo da paróquia. AMOB - Relatos de Jorge Andreazza e Historiador Éder Dall Agnol Dos Santos, com base: Projeto História e Cultura de um Povo, Livro Tombo da Paróquia de Santa Lúcia do Piai e Hemeroteca da Bilbioteca Nacional.

 

 

Como chegar