Igreja Nossa Senhora do Caravaggio de Ana Rech
Localizada no centro do bairro de Ana Rech,
Você pode visitar a igreja de segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Aos finais de semana você pode visitar a igreja nos horários de missa sábado as 18h e domingo as 19h
Fácil deslocamento no bairro. Linha de ônibus Ana Rech e táxi-lotação Ana Rech fazem o trajeto do centro de Caxias até o bairro.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Caravaggio foi inaugurada em 1912
Guardando o monumento em honra à imigrante que deu nome à localidade de Ana Rech, fica a Igreja Matriz Nossa Senhora de Caravaggio. Localizado no coração do bairro, o templo está diretamente ligado à história da imigrante Anna Maria Pauletti Rech. A relação começou em 1881, quando Anna doou uma área de terras para a construção de uma capela de madeira em honra à santa. Naquela data, fazia cinco anos que ela e outros imigrantes pioneiros haviam chegado da Itália.
Um tempo depois, com a atuação dos padres Giovanni Argenta (1888-1893) e Ferdinando Manente (1897-1900), o trabalho religioso foi se fortalecendo, a comunidade entendeu que devia construir um novo templo e começou a se mobilizar. O movimento resultou em uma bênção da pedra fundamental da nova igreja, dada em 28 de maio de 1901, pelo Pe. Mariano Rossi. Naquele ano, completavam-se duas décadas da doação do terreno por Anna Rech e as obras iniciavam seguindo um projeto inspirado nas grandes basílicas da Itália. O trabalho, porém, não foi nada fácil. As dificuldades eram muitas, faltava cimento e alguns muros chegaram a cair. A construção seguia cheia de problemas quando, em abril de 1905, foi interrompida em decorrência da morte do Pe. Mariano Rossi.
O sonho da nova igreja, “de onde se teria uma ampla visão dos Campos de Cima da Serra”, ficou parado até 1907, quando os monges Camaldulenses chegaram à comunidade e decidiram retomar a construção. Contando com a ajuda de especialistas como o Frei Roberto D’Apprieu, o projeto passou por alterações, foi reduzido e migrou para o estilo romano, com destaque para as duas torres. Os trabalhos foram retomados e, em 27 de julho de 1912, o Curato de Ana Rech foi elevado à condição de Paróquia pelo então Arcebispo de Porto Alegre, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. Na época, o registro no Livro Tombo destacou o empenho dos Camaldulenses em prosseguir com as obras da nova Igreja Matriz.
A citação era meritória. Aos domingos, via-se em Ana Rech 100 ou 200 pessoas, em fila, passando tijolos de mão em mão para que chegassem ao alto do morro ou dos andaimes. O envolvimento da comunidade foi muito grande, e não foram poucos os fiéis que ajudaram a carregar sacos de areia e fizeram doações para a obra. O esforço conjunto deu certo e resultou na inauguração da igreja, no dia 10 de dezembro de 1917. O então Arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker, foi o responsável pelo ato solene de consagração.
A ampla escadaria que leva ao templo, localizado em uma parte alta, é um dos destaques da construção. Até hoje, as atividades são intensas na Igreja Matriz Nossa Senhora de Caravaggio, com realização de casamentos, crismas, batizados e missas frequentes. Aberta à comunidade, a igreja pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h, e aos finais de semana, durante as missas, que acontecem às 18h de sábado e às 19h de domingo.
Curiosidade
Ana Rech foi uma imigrante Italiana, chegou aqui em 1887, com seus sete filhos. Viúva e com o desafio de criar a família, ela logo abriu uma casa de comércio e hospedaria, que atendia os tropeiros que alí passavam. Ana era uma mulher forte, empresaria e visionaria da epóca, também fez a doação do terreno para contrução da igreja matriz.
Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.
Produção, organização e Curadoria: Marivania Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fonte: Livro Povo de Ana Rech e depoimento de moradores.
Fotos: Marivania Sartoretto