
GRUPO DE FILÓ FELICE PERSONNE
Na Itália, as mulheres faziam hora extra para tecer fios nas tecelagens, diziam “far filo” que com o tempo as horas extras se chamaram de Filó.
Aqui, no Brasil, os filós são encontros que existem na localidade de Forqueta, desde a chegada dos imigrantes italianos. Eram feitos nos porões das casas depois do trabalho, nas horas extras, para poder falar o dialeto, cantar, beber o vinho produzido nas cantinas familiares, comer da comida que cada um compartilhava, fazer remendos nas roupas (taconar), tecer fios, fazer artesanatos como croches, trico, dressa e outos; trocar receitas; conversar e compartilhar os temores do cotidiano, por estarem na nova terra, construindo o local que hoje temos.
Forqueta é o cantinho mais italiano de Caxias do Sul, e por lá, é muito comum a existência de filós, para a maioria dos encontros sociais da comunidade.
E o Grupo de Filó Felice Personne é a essência da animação dos encontros de Filós.
No ano de 2010, o grupo de Filó Felice Personne lançou seu primeiro trabalho, o CD entitulado "Mi penso cossi..." com músicas folclóricas e próprias.
O Grupo já apresentou-se em festivais de folclore italiano, na Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul - RS; na Fenakiwi de Farroupilha- RS; no ENTRAI de Nova Milano - Farroupilha - RS; na Festa do Vinho Novo de Forqueta - Caxias do Sul- RS; em Capivari - SP nas comemorações de 173 da cidade; Festa da Colônia em Gramado- RS; dentre outras atividades. Foi agraciado com diversos títulos por promover a cultura da imigração italiana.
Está na organização do Ponto de Cultura Costurando Sonhos; participa ativamente dos desfiles da Festa da Uva.
O Grupo é composto por músicos e animadores que preservam a tradição da cultura da imigração italiana, ora pela música folclórica, ora pelo dialeto e animação; a maioria moradores de Forqueta; sendo considerado ícone na animação de eventos da região sul.