Granja Andreazza
Granja Andreazza vende para praticamente todo o Brasil
De Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul, saem suínos, grãos e frutas para diversos lugares do Rio Grande do Sul e do Brasil. A Granja Andreazza vende para praticamente todo o território nacional e contribui para a alimentação de muitos brasileiros. A história da empresa, que une a fruticultura à criação de suínos, começou com os animais, em 1977, quando Claudio Luiz Andreazza fundou o negócio nas terras da sua família. “O pai começou nas terras do meu avô e, com o tempo, fomos aumentando a área, mas sempre em Santa Lucia e Vila Oliva”, conta Mateus Andreazza, que se criou vendo o trabalho do pai e decidiu seguir os mesmos passos.
Ele relata que a entrada na fruticultura foi gradual, a partir do início dos anos 1990, com o cultivo da maçã. O segundo produto foi o morango, iniciado em 1995 e que acabou se tornando o carro-chefe da Granja Andreazza. Em 2023, são 200 estufas. “Temos em torno de 600 mil plantas de morango, tudo em estufa, e vendemos para 18 Estados brasileiros”, informa Mateus. Esse é praticamente o mercado da maçã também, com um pouco menos de clientes devido ao menor volume de produção. São 10 hectares para a fruta. Já os grãos - milho, soja e trigo - ocupam uma área de 300 hectares.
Paralelamente ao crescimento e à diversificação do negócio, os suínos nunca pararam. Conforme Mateus, a Granja Andreazza tem o ciclo completo do animal, e os números são robustos: “Produzimos 120 suínos de 100 quilos cada um por semana, o que resulta em cerca de 50 toneladas por mês vendidas para cidades do Rio Grande do Sul”. Localizada na comunidade de Água Azul, em Santa Lúcia, a Granja Andreazza é focada em comercialização dos seus produtos para atacadistas, varejistas e atravessadores. Não há venda diretamente ao consumidor final. “Para o futuro, estamos pensando em construir algo ligado ao turismo rural, mas, por enquanto, ainda não recebemos visitantes”, completa Mateus. Por ora, as lindas paisagens criadas pela produção estão restritas aos funcionários. Porém, o impacto de levar comida até o prato das pessoas supera as divisas e chega a todo o Brasil.
Com foco no cultivo de morangos, produz ainda pêssegos, maçãs e tomates grape. Além disso, comercializa outras frutas, tais como uvas, amoras, framboesas e mirtilos.
A empresa destaca-se pela qualidade, garantindo excelência no cultivo e no manejo das frutas, com o acompanhamento direto dos proprietários em todas as etapas de produção e logística.
Outro diferencial da Granja Andreazza é o transporte próprio, através de veículos com sistema de refrigeração, que garantem que o sabor das nossas frutas chegue a sua mesa.