SABOR QUE VEM DA SERRA GAÚCHA
13h30 às 17h00, Sábados das 08:30 às 11:30
Granberg trabalha com embutidos premium
A inquietação e a visão de que é possível criar novas opções e agregar valor aos produtos movem a Granberg Alimentos, localizada na região da Quarta Légua, interior de Galópolis. Fundada em novembro de 2009, a empresa surgiu de uma percepção do mercado de venda de suínos, em que o pai dele atuava desde 1985. Por ser um mercado muito instável, em que o preço não é ditado pelo criador, foram muitos altos e baixos. “Vendo essa situação, foi surgindo uma ideia de agregar valor ao produto, sair da venda do animal vivo e passar a produzir salame, linguiça, por exemplo”, conta Gabriel.
Da intenção, bem embrionária no início, até a implementação da ideia, houve muito estudo, especialmente porque seria um negócio completamente novo. A família lidava com a criação de suínos e uma loja de equipamentos eletrônicos. Fabricar embutidos era um cenário desconhecido. “Estudamos muito o mercado, conversamos com muita gente, e o meu perfil empreendedor foi um estímulo”, lembra Gabriel. Em 2008, eles foram em busca das primeiras licenças, já que por ser uma atividade cuja matéria-prima principal é a proteína animal, há diversas inspeções.
O início da Granberg foi em uma estrutura moderna e enxuta que contava com inspeção municipal, portanto, a venda estava limitada ao município de Caxias do Sul. Assim que entrou em grandes redes de supermercado, Gabriel passou a ser pressionado para abrir para o Estado, já que essas marcas tinham lojas em outras cidades e queriam levar o produto dele. E então, por volta de 2015, o passo foi dado. “Mudamos para a fiscalização estadual e o nosso limite foi ampliado para o Rio Grande do Sul, situação que mantemos hoje, em 2022”, afirma.
Com essa abertura, a Granberg chega à Serra, à Região Metropolitana e a algumas cidades do Vale do Taquari e do Litoral. Além das grandes redes, são cerca de 500 clientes pequenos. Com o mercado estendido, a inquietação de Gabriel foi para o mix de produtos. Avaliando que o que eles faziam, todos seus concorrentes também ofereciam, decidiu criar opções novas. Assim, em 2019, surgiram as linguiças saborizadas. São sete opções, como pimenta biquinho, funghi, figo e abacaxi e ricota e azeitona, por exemplo.
Além desse diferencial no sabor, a Granberg aposta forte em uma embalagem bonita e diferenciada e nos produtos frescos, nada congelado, o que já fez com a Serra a reconheça com um produto premium. “Nosso tamanho, perto de grandes players, é muito pequeno, mas nos destacamos a partir dessa preocupação em usar 100% carne suína e pensar nesses detalhes, como a embalagem, por exemplo”, explica Gabriel. Além de encontrar os produtos em grande parte dos mercados, também é possível comprar direto na empresa. Basta você tocar o interfone.
Com um posicionamento já forte na Serra, o projeto a médio prazo é reforçar essa percepção de marca na Região Metropolitana, o que, pela dedicação e pelo perfil empreendedor do proprietário, em breve deve ser atingido.