Horário de segunda a sexta das 8h às 17h30
Gramado Avicultura é referência em frango caipira
Uma empresa que é referência na criação de frango caipira em todo o Brasil tem atuação em Vila Cristina, distrito de Caxias do Sul. É ali que fica a filial da Gramado Avicultura, fundada na cidade da Região das Hortênsias em abril de 1993 a partir de uma percepção de Vilmar Vidor. Hoje, ao lado do filho, Vinicius Mittag Vidor, ele atua em duas etapas da cadeia e vem abrindo mercado no Exterior.
Vilmar tinha mais de 30 anos de experiência na avicultura quando percebeu que o mercado de frango caipira precisava de uma profissionalização. “O frango caipira era tradicional em todo o Brasil, mas não tinha uma linhagem com trabalho genético que oferecesse aos compradores uma linha de qualidade. A partir disso, nasceu a empresa”, conta Vinicius. Em 1993, foi importado da França, pela Gramado Avicultura, o primeiro lote de avós caipiras do Brasil. E essa importação não parou mais. “Importamos avós a cada seis meses, dois lotes por ano”, reforça.
Elas são alojadas na granja de Gramado para a produção das matrizes. Os pintinhos que chegam da França viram galinhas, que põem os ovos e, deles, nascem as matrizes. Elas são vendidas tanto no Brasil quanto no mercado externo. “Exportamos principalmente para Etiópia, Malásia, Paraguai e Argentina”, detalha Vinicius. Além da venda, parte das matrizes produzidas pela Gramado são alojadas pela própria empresa em granjas matrizeiras certificadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA, localizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Elas dão origem ao pintinho comercial que é vendido em agropecuárias. “É um mercado bastante nichado, focado em pequenos produtores rurais e criações para subsistência, um produto para quem quer criar um bicho mais solto”, explica.
Segundo Vinicius, essa criação ajuda na renda da pequena propriedade rural e pode se tornar uma alimentação alternativa para o próprio produtor. “O frango caipira é colorido, tem textura e carne com sabor diferenciado”. Com os pintinhos, a Gramado Avicultura hoje está em todo o território nacional, já que eles não nascem apenas em Vila Cristina, de onde são vendidos para diversos lugares, mas também em granjas de parceiros no Norte e no Nordeste do país. Atualmente, a empresa tem mais de 8,5 mil clientes e atua em um mercado bastante pulverizado. “Buscamos o pequeno produtor, que precisa de uma renda extra na propriedade onde só trabalha com hortifruti”, completa Vinicius.
Ele chegou na empresa em 2009, depois de dois anos trabalhando na França e na Alemanha. Está ao lado do pai para expandir o negócio, especialmente para o mercado externo. “Estamos trabalhando para abrir mais mercado e trabalhar com a venda de matrizes cada vez mais para o Exterior”.