Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses
Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses - Santa Lúcia do Piaí - Seminários, pousada, refeições e espaço para eventos e lazer.
Endereço: Estrada Municipal Água Azul - s/n, Santa Lúcia do Piaí - Link de Localização
Telefone para agendamentos e informações: 54 3266.1052
Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses: um verdadeiro refúgio
Prédio em Santa Lúcia do Piaí recebe peregrinos e visitantes
Um verdadeiro refúgio. Um lugar em que predominam a simplicidade, a natureza, a paz e a espiritualidade. Um espaço perfeito para se conectar consigo mesmo e desacelerar. Assim é o Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses, que além de receber noviços para o noviciado e acolher peregrinos que estão a caminho de Caravaggio, também pode ser a sua casa por um fim de semana. Para reduzir a ociosidade do prédio encravado nas belas paisagens de Santa Lúcia do Piaí, alguns espaços estão sendo usados para eventos e hospedagem.
Segundo o Padre Adriano Luiz de Souza Palhano, Prior da Casa e Mestre dos Noviços, o seminário existe desde 1947. "Os primeiros párocos que chegaram aqui vieram da Itália, e a região de Santa Lúcia necessitava de padre para os trabalhos pastorais. Então eles vieram até aqui e se instalaram”, conta. Hoje, a principal função é ser um seminário de formação. Os jovens fazem um ano de experiência, chamada noviciado. Chegam já com a formação em Filosofia, ficam um ano, professam os primeiros votos e, então, seguem para a faculdade de Teologia, em Curitiba.
Este ano, há quatro jovens. O espaço que sobra já é usado para acolher peregrinos que estão a caminho de Caravaggio. “Acolhemos para uma tarde e uma noite de descanso e, no outro dia, eles retomam a caminhada. Fomos convidados a ser um ponto de acolhimento e abraçamos, porque o trecho entre Vila Oliva e Bom Pastor é muito longo e éramos o único lugar que poderia ser um apoio”, explica o padre, que está no seminário desde 2010.
A terceira finalidade, então, é receber visitantes, tanto para eventos, quanto para passar um fim de semana. No entanto, é importante ressaltar que trata-se de uma hospedagem simples, com quartos com mais de uma cama e sem banheiro exclusivo: “O objetivo é se conectar com a natureza. Temos trilhas no mato e oferecemos o contato com a calma do interior”. Seja para passar o domingo apenas, com um almoço, ou para dormir, é preciso agendamento. Como essa é a terceira finalidade do espaço, sempre que alguém vai chegar, é necessário se organizar.
O mesmo vale para os eventos. Dois salões estavam ociosos e, então, foi decidido oferecer o espaço para formaturas, aniversários, casamentos. Há a possibilidade de apenas locar o espaço ou também usar o serviço de buffet do seminário. Normalmente, o cardápio mais solicitado é o colonial, mas há a opção de uma gastronomia mais elaborada. Dessa forma, um patrimônio que oferece paz e contato com a natureza chega mais perto das pessoas. E todos sabemos que, na vida corrida de hoje, alguns momentos de introspecção e baixa velocidade podem ajudar muito.
Essas finalidades vêm complementar uma história que já começou há bastante tempo. Após a Segunda Guerra Mundial, o Papa Pio XII, percebendo a prevalência da igreja na sociedade, exortava ordens para enviar religiosos à América Latina. Acolhendo este pedido, no ano de 1947 teve início a missão dos Cônegos Regulares Lateranenses, desde a Itália até o Brasil. Tendo um sacerdote polonês na Itália, Dom Arcangelo Sysk, a província Italiana achou oportuno enviá-lo ao Brasil.
Dom Sysk, doutor em filosofia, teologia e pregador, partiu no dia 12 de janeiro de 1947, chegando ao Rio de Janeiro em 22 de março e tornando-se hóspede dos padres do Verbo Divino, que o receberam com muita atenção e carinho. O padre Sysk, viajando pelo Brasil em busca de uma possibilidade de trabalho pastoral, foi aconselhado ir à região Sul do país, onde existia uma grande população de origem italiana, alemã e polonesa.
Nesse período, o arcebispo Monsenhor Alfredo Scherer ofereceu-lhe a paróquia de Santa Lúcia do Piaí, perto de Caxias do Sul. A tomada de posse foi no dia 27 de julho de 1947. Devido à alta quantidade de pessoas que necessitavam de assistência, entre cinco a seis mil, espalhadas num território de dois mil quilômetros quadrados, o provincial italiano, preocupado por este fato, enviou o padre Domingos Tonini à região. Chegando ao Brasil, Tonini manifestou ao padre Sysk o desejo de um outro irmão, o padre Roque Castellano, de vir morar em terras brasileiras. Em carta de 11 de outubro 1947, registrou a alegria dos padres ao receberam um outro irmão, o senhor João Becker.
Assim, foi formada a primeira comunidade cônega no Brasil, que permanece até hoje em Santa Lúcia do Piaí atendendo as paróquias de Santa Lúcia e de Santo Expedito em Vila Oliva. São muitas localidades atendidas com missas, casamentos, batismo e demais serviços religiosos. O seminário continua a receber noviços para formação e recentemente abriu a comunidade para hospedagem e eventos.