- Internet
- Estacionamento
- Pix
Débora Erlo Gastronomia nasceu do amor da chef pelas sobremesas
Vem da infância o gosto de Débora Erlo pela culinária. Com nove anos de idade, ela já ajudava a mãe, Maurise, e a avó, Mercedes, nos almoços de fim de semana, sempre mais próxima das sobremesas. “A minha avó cozinhou nas festas de colônia por mais de 30 anos, eu cresci vendo isso”, lembra ela. Estar na cozinha se tornou algo tão prazeroso, que foi fácil para Débora decidir com o que gostaria de trabalhar. O primeiro curso veio em 2011, ainda no segundo grau. “Fui para o Senac fazer curso de confeiteiro e padeiro. No ano seguinte, comecei a estudar Gastronomia na Unisinos”, conta.
Da formatura, ela foi rápido para o mercado de trabalho. Trabalhou em alguns restaurantes, focada nas sobremesas e nos pratos quentes, até decidir que era a hora de empreender. A coragem para abrir o seu negócio aos 26 anos veio muito do pai, Volnei. “Eu tive algumas disciplinas de empreendedorismo na faculdade, via meu pai trabalhando como autônomo e sempre tive essa vontade”, relata. Em 2019, chegou o momento de colocá-la em prática. A Débora Erlo Gastronomia nasceu no início de 2020, na Quarta Légua, em Galópolis, e logo foi impactada pela pandemia. A jovem empresária teve o seu susto, mas seguiu em frente e hoje vê o negócio prosperar.
Das duas preferências, pratos quentes e sobremesas, foi a segunda que virou aposta. “Eu decidi investir nesse nicho dos doces e comecei trabalhando apenas por encomenda. Um tempo depois, ampliei um espaço que havia na propriedade dos meus pais para poder oferecer também alguns produtos a pronta-entrega”. Os clientes entram em contato, se informam sobre o que está disponível e recebem em casa. Ao lado dos chocolates, o carro-chefe, há brownies, tortas, doces, bolos, enfim, uma série de delícias. E, em alguns casos, esse cardápio acaba sendo aperfeiçoado por sugestões de clientes. “As trocas com eles são outra parte que eu gosto muito”, completa.
O sucesso até aqui possibilita que Débora já tenha planos de ampliação. O próximo passo é oferecer um espaço para retirada em Galópolis, o que deve acontecer até o início de 2023. Com a segurança oferecida por um pai empreendedor e o seu talento valorizado pela tradição de ter aprendido muito com a mãe e a avó, é fácil saber que a Débora Erlo Gastronomia tem tudo para crescer ainda mais.