Agroindústria Da Maria nasceu do agnoline do casamento
Maria da Graça Abreu e sua nora, Tatiana Potter, oferecem diversos tipos de massas
Foi a grande procura pelos seu agnoline que deu início à agroindústria de Maria da Graça de Abreu. Mas não pense que estamos falando daquelas descendentes e italianos que fazem agnoline desde sempre e amam uma sopa. Não, Maria da Graça, na verdade, veio de Maquiné para Caxias do Sul quando casou com Rineu Dalla Rosa, em 1994, e nem gostava de comer agnoline. Mas a vida acabou vinculando a história dela a esse alimento tão apreciado por aqui. “No meu casamento, falaram que tinha que ter agnoline e que eu tinha que fazer também. Eu aprendi e fiz, mas eu não comi”, conta ela.
Dali para a frente, a prática de fazer agnoline foi se incorporando à vida dela junto com o trabalho na agricultura. “Eu fazia algumas coisas em casa para ajudar no orçamento e comprar coisas para as crianças, porque a agricultura é complicada, um ano dá, no outro, não”, diz ela. Quando a procura começou ficar maior que a capacidade de produção, em 2016, a nora, Tatiana Potter, que a ajudava, sugeriu a abertura de uma agroindústria. Maria, inicialmente, ficou receosa. “O investimento era alto, mas colocamos a cara e fomos à luta”. Hoje, a Agroindústria Da Maria, localizada no Cerro da Glória (2ª Légua) é um sucesso.
O início foi no porão da casa dela. Era um espaço bom, mas não tinha altura suficiente para atender a legislação. Então elas fizeram uma obra e subiram o teto para atender todos os requisitos. Maria e Tatiana fazem praticamente todas as massas, incluindo tortéi, agnoline, espaguete, talharim, lasanha, pizza. E também se encontra por lá pães, biscoitos, cucas e bolos. “Começamos com agnoline e chimia de uva e figo. Eu fazia pra mim, os amigos gostavam e pediam. Com o tempo, fomos acrescentando mais opções de produtos”.
Deu tão certo, que Maria largou o trabalho na agricultura e se dedica apenas ao seu negócio. Vende para a cooperativa da merenda escolar e faz roteiros de casa em casa para atender sua clientela fixa. Você também pode fazer parte dessa turma que saboreia os produtos Da Maria. É só ligar e falar com elas, fazer o pedido e depois combinar a entrega. Maria e Tatiana atendem a todos com o maior prazer.