Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Casas Enxainel

Casas Enxainel

Casas Enxainel

  O que é o Enxaimel?

              O Enxaimel é uma antiga e tradicional técnica construtiva, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com pedras, tijolos ou taipa. A origem desta técnica é ainda muito discutida, chegam a afirmar da Itália, Grécia, Turquia e isso há mais 2 mil anos. Também pelo fato de existir em várias regiões da Europa (até na Inglaterra) afirmam que não é possível determinar sua exata origem. Mas, o que é mais aceito entre os especialistas e construtores e que hoje está devidamente comprovado,  é que o enxaimel assim como nós o conhecemos tem origem na região da atual Alemanha no século 1 depois de Cristo*. É considerado a partir do momento que as casas deixaram de usar estacas enterradas no solo e passaram a usar fundamento de pedra ou alvenaria. Esta fase inclusive, foi influenciada pela ocupação romana na antiga Germania. A partir deste momento, as casas passaram a durar gerações e evoluir tecnicamente incluindo vários elementos estruturais e culturais. O fato é: que na Alemanha está o maior número destas casas com mais de 2 milhões de exemplares, possuí as mais antigas com até 800 anos e vários países onde o Enxaimel está presente eram países que foram em algum período de sua história ocupados por povos germânicos. Também é na Alemanha que a técnica foi mais desenvolvida, normas foram documentadas, profissionais formados, ferramentas específicas desenvolvidas e inclusive muitas casas ainda são fabricadas nos dias de hoje.

E para nós aqui no Brasil o que é o enxaimel?

                   O Enxaimel é um dos principais legados da colonização alemã. Nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo o enxaimel foi a arquitetura mais utilizada pelos colonizadores e apesar de muitas terem desaparecido ao longo do tempo, ainda existem milhares de exemplares no Brasil. A técnica foi usada de forma ampla. Desde a construção de casas pequenas até casarões como também fábricas, salões, hotéis e hospitais. É possível até que no Brasil, durante a colonização, tenham sido construídas mais casas enxaimel do que na Alemanha no mesmo período. Algumas construções impressionam ainda hoje pelo tamanho e magnitude de sua estrutura, considerando as dificuldades da época. Muitas destas ainda tiveram todas as suas madeiras falquejadas à machado ou serradas com um serrote traçador. Aqui é importante ressaltar que a técnica enxaimel é a mesma em todas as regiões onde foi usada. O que muda em geral é o tipo de preenchimento dos vãos e o tipo de cobertura. Nestes se adotava o material mais acessível ou conforme uma identidade local. O preenchimento podia ser de taipa, tijolos ou pedras e em alguns casos eram revestidas externamente com tábuas. O enxaimel foi a maneira que fez algumas colônias prosperarem muito mais rápido que outras. Eram casas de excelente qualidade, feitas apenas com madeira e barro, rápidas de construir e traziam com suas linhas e tradições, conforto espiritual para os colonizadores tão distantes e saudosos de sua terra natal.

        Atualmente muitas cidades e entidades buscam o enxaimel como atrativo turístico e com razão. É impossível ir à alguma cidade colonizada por alemães e não se impressionar com estas charmosas casas. A complexidade de suas linhas de madeiras encaixadas e perfeitamente harmonizada com tijolos ou taipa carrega séculos de tradição e cultura. Isso associado à um belo jardim forma uma belíssima e marcante paisagem.

No Distrito de Vila Cristina possui duversas casas construida modelos enxainel pelos imigrandes alemãs que pode ser observadas como: Casa Família Papker, Antigo Barração, escola e casa de comércio e o Espaço Cultural Histórias e Memórias ao lado da subprefeitura. 

 

 

Fonte informações e fotos no texto: https://casasenxaimel.com.br/