Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Cantina Bertotti

Cantina Bertotti

Telefone (54) 9 9180 8586
Na região de Forqueta que a Família Bertotti, feirante número um da feira do agricultor cultiva seus produtos. E em 2024 inaugura a primeira Cantina de vinho colonial de Caxias do Sul.
Cantina Bertotti
Forqueta, Caxias do Sul, RS
Fone: (54) 9 9180 8586 Whats: (54) 9 9180 8586
Horário de Funcionamento
Todas as terças-feiras, podem ser encontrados na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino na feira do produtor.

Na Cantina mediante agendamento (uma ligação prévia).
Serviços Oferecidos
  • 1468871106345286252.svg
    Degustação
  • 14688713361915872524.svg
    Estacionamento
  • 1632964269157353183.svg
    Pix

“O nosso caminhão é o número um na feira. Pode conferir na placa”, convida orgulhoso o produtor rural Irineu Bertotti, integrante do grupo que participou do início da Feira do Agricultor, organizada pela Prefeitura em Caxias do Sul, há mais de 40 anos. Ele e o irmão, Ivo Bertotti, acompanhavam os pais, Luiz Bertotti, já falecido, e Wilma Maria Argenta Bertotti, na comercialização das frutas e verduras que cultivavam na propriedade da família e estão entre os mais antigos feirantes da cidade.

Irineu reside na propriedade em Forqueta, há mais de 80 anos pertence à família. Lá, em aproximadamente oito hectares, junto com o irmão, cultivam uvas, figos, bergamotas, laranjas, lima, batata doce, milho, alcachofras, além de temperos e algumas hortaliças. Ele lembra que as opções de produtos já foi bem mais ampla, mas optaram por priorizar as frutas por não conseguirem dar conta de uma grande variedade de verduras, por terem manejo mais trabalhoso.

Além da mãe, os irmãos têm auxílio das esposas, nos cuidados com a casa, horta e flores. Enquanto Irineu lida diariamente com a plantação, Ivo e Rita são os responsáveis pela comercialização dos produtos da família e, todas as terças-feiras, podem ser encontrados na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. O destaque da banca, na época da safra, são os figos.

“O figo que vem de fora é mais bonito, mas não é doce como o nosso. Sem contar que a gente come o que produz”, enfatiza Irineu explicando que utilizam o mínimo possível de defensivos e tem muito cuidado com a observação das regras de aplicação e espera para o tempo certo de colheita.

O pomar é podado para ter uma brotação boa e para manter a qualidade das frutas. A dedicação se deve à paixão que ele tem pela natureza.

“Não sou muito da área da pecuária, prefiro a agricultura, de acompanhar cada fase do crescimento das plantas. Então, quando a gente gosta do que faz, o resultado vem por si próprio”, conta.

Prova dessa dedicação foram os prêmios já recebidos em exposições da Festa da Uva por cachos cultivados da variedade Moscato Embrapa, e também por terem sido convidados a vender uvas nas bancas instaladas na Praça Dante Alighieri, na época da vindima, por mais de 20 anos. A matriarca da família, Wilma, conta esse fato com muito orgulho.

 Todos os itens trazem consigo a tradição e a paixão dos Bertotti pelo trabalho que realizam há gerações.

Em 1º de outubro de 2024, mais um marco para a família, foi a inauguração da primeira cantina colonial do Município: a Cantina Bertotti. A denominação corresponde à Lei do Vinho Colonial, legislação federal que permite ao produtor rural regularizar sua produção de forma mais simplificada.

No caso da Cantina Bertotti, a família de Irineu Bertotti vai produzir vinho tinto e rosado de uva Bordô e vinho branco com um corte (mais de uma variedade) de Lorena e Moscato Embrapa, tudo elaborado na propriedade.  No futuro objetivo é ampliar para outras variedades. Os vinhos podem  na Feira do Agricultor, às terças-feiras, das 15h às 18h, na Praça das Feiras do bairro São Pelegrino ou na Cantina mediante agendamento. 

 

 

Crédito das fotos: Martha Caus, Irineu Bertotti e Marivania Sartoretto.

Fonte das informações: famíia Bertotti e Projeto Qualificação dos Feirantes de Caxias do Sul - Rastreabilidade - Secretaria Municipal da Agricultura