Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Cabanha Estância da Poesia Xucra

Cabanha Estância da Poesia Xucra

Telefone (54) 9 9621 4408
Cabanha Estância da Poesia Xucra: cultura gaúcha na 3ª Légua.

Como chegar
Cabanha Estância da Poesia Xucra
Estrada do Imigrante, Travessão Santa tereza
Fone: (54) 9 9621 4408 Whats: (54) 9 9621 4408
Horário de Funcionamento
Visitação mediante agendamento prévio.

Cabanha Estância da Poesia Xucra: cultura gaúcha na 3ª Légua

Sebastião Teixeira Corrêa é um apaixonado pela história gaúcha, pelo cavalo crioulo e pela literatura. Por volta de 2007, ele decidiu unir todas essas paixões em um lugar que se tornou a sua principal ocupação: a Cabanha Estância da Poesia Xucra, na região da 3ª Légua. À primeira vista, pode parecer que se trata de um negócio, mas não é bem isso. A Estância da Poesia Xucra é a realização de um sonho e o lugar onde ele curte a aposentadoria. “Eu escrevo poesias gaúchas e participo de festivais desde a década de 1990 e sempre fui uma apaixonado pelo cavalo crioulo, então quando comecei a criação, batizei esse lugar com uma relação entre a lida campeira e a literatura”, conta.

A área de terra na 3ª Légua já era dele quando a criação começou, e a poesia não aparece apenas no nome da cabanha. Cada cavalo que nasce na estância é batizado com o nome de um poeta, um outro representante da literatura ou uma citação de um autor gaúcho. “O registro na Associação Brasileira sempre homenageia uma pessoa que está ligada à cultura gaúcha”, complementa. Essa cultura aparece com força também na réplica da cruz missioneira que Sebastião fincou na propriedade por valorizar a história da região das Missões. “Eu mandei buscar um desenho técnico lá nas Missões e contratei uma pessoa para confeccionar a cruz com as mesmas medidas e características da original”, completa.

Esse é um dos atrativos da Cabanha Estância da Poesia Xucra, que é aberta à visitação, sempre com agendamento. O segundo é a criação do cavalo crioulo que, em breve, chegará a uma nova etapa. "Estamos iniciando um projeto pioneiro chamado Muares do Sul, em parceria com o Criatório RF de São Paulo, com o cruzamento de jumentos Pega com éguas Crioulas”, adianta. Fechando a lista de ações, estão os eventos culturais. Na inauguração da cruz, em abril de 2006, Sebastião recebeu a Família Ortaça, uma das principais representantes da música nativista. “Eles foram os padrinhos da cruz e recebemos também outros músicos da região missioneira. Quando estão por Caixas do Sul, esses grupos se hospedam aqui, pela simbologia da integração criada entre a nossa cultura e a missioneira”, explica.

A Cabanha Estância da Poesia Xucra recebe visitantes diariamente, sejam turistas que estão circulando pala 3ª Légua, sejam músicos que chegam atraídos por essa veia cultural. “Por aqui, sempre tem diversos artistas e, a cada duas semanas normalmente, tem declamação de poesia, música, palestras sobre a criação do cavalo crioulo”. Para acompanhar, basta chegar. Sebastião vive esse seu sonho 24 por dia, e a porteira da Estância da Poesia Xucra está permanentemente aberta.

 

 

Como chegar