Bebidas Regallo: um presente dos antepassados
São muitos os motivos que levam ao início da trajetória da Bebidas Regallo, inaugurada em 2019 no Vale Trentino. Renita Regalin Onzi lembra muito bem que, em 2018, no Dia dos Pais, a família estava reunida ouvindo e contando histórias do passado. A propriedade é da família desde a imigração, e a primeira escritura foi feita em nome do tataravô dela. “Estávamos falando sobre o trabalho informal de grappa que sempre fez parte da história e decidimos ir até o porão olhar o alambique que era usado”, recorda. A primeira intenção foi reativá-lo, mas logo o valor histórico acabou falando mais alto.
Datado de 1925, o equipamento poderia ter algum dano se sofresse interferências, então Renita decidiu deixá-lo como estava, mas isso não a fez abandonar a ideia de retomar a fabricação de grappa, que havia tido junto com o maarido, Ismael Onzi. “Eu decidi comprar um alambique novo e voltar a produzir essa bebida que fez parte da vida da minha família. Há um outro motivo forte para isso: meu marido tinha excedente de bagaço de uva na Casa Onzi e eu poderia aproveitá-lo, dando um destino correto ambientalmente e criando um novo negócio”, ressalta.
Os primeiros passos foram estudar o mercado e o modelo de negócio e visitar outras destilarias. O alambique foi comprado e a produção começou com a grappa. “O bagaço chega com um alto teor de álcool e muito boa qualidade, era uma pena desperdiçar isso”, reforça Renita. Formada em Enologia pelo Instituto Federal, ela tem conhecimento e logo viu que seria possível ampliar o mix de produtos.
Hoje, a Regallo Destilaria produz grappa, grappa envelhecida, grappa com funcho, licor de grappa com uva, licor de grappa com café e cachaça. “Produzimos a cachaça com a cana daqui mesmo, da comunidade”, afirma. A cachaça com envelhecimento em madeira está sendo testada e deve chegar ao mercado em breve. Um dos destaques é o brandy, destilado a partir de um vinho produzido pela Casa Onzi com a uva couderc. A escolha dessa variedade levou em conta as características de sabor e os aromas neutros, que resultam em um produto final harmônico. "O brandy é resultado de um blend entre vários produtos de guarda cuidadosamente harmonizados”, detalha.
Para comprar as bebidas produzidas pela destilaria, o principal ponto é o varejo da Casa Onzi. Também há uma loja no Golden Center Atacado e, é claro, projetos de expansão. “Tenho vontade de abrir para o varejo, mas, por enquanto, aqui é só a indústria e eu recebo alguns conhecidos”, explica. Consciente da história e do patrimônio imaterial que existe na região onde está instalada, Renita faz questão de preservar o legado que recebeu de seus antepassados. O nome, Regallo, é claro, é também um presente a eles.
O nome Regallo
Regalo significa presente e o nome da Regallo Destilaria tem origem neste significado que brinca com o nome da família dos fundadores, Regalin. Uma homenagem do presente que receberam de seus ancestrais: a tradição de mais de cem anos na produção de vinhos e destilados.
Onde encontrar bebidas Regallo:
Multi Croata - Bairro Forqueta
Venturin Uvas Finas e Garden - Monte Bérrico
Colonia Klering - Forqueta
Vinícola Casa onzi - Forqueta