As Irmãs Bianchi dão continuidade ao legado dos pais em Forqueta
Vera Beatriz Bianchi e Irene Ângela Bianchi são irmãs e as responsáveis pela propriedade da família. Trabalham no cultivo da uva e do caqui para dar continuidade ao que viram o avô e os pais fazerem, mantendo vivo o legado que receberam. “Estamos continuando o que os pais deixaram para nós. Uma mulher pode pegar em trator, motosserra e cuidar de uma plantação”, diz Vera.
A história da propriedade com as frutas começou João Bianchi, o avô. Dele, seguiu para o filho e a nora, Sétimo José Bianchi e Anna Cechin Bianchi. Vera viu tudo isso acontecer e desde cedo entendeu que o seu lugar era ao lado deles. “Estudei a até a primeira série do segundo grau (Ensino Médio atual), depois parei, porque o pai tinha feito uma cirurgia, não tínhamos condições de pagar um empregado, então deixei a escola e fiquei aqui para ajudar”, conta ela.
Por isso, a habilidade com as frutas é tão grande. Vera conta que a variedade vênus é uma uva que amadurece mais cedo, por volta do mês de novembro. Quando essa colheita termina, vem a niágara, mais para o final de dezembro. Em seguida, a bordô e a isabel. No começo do ano, ainda tem o caqui, portanto, não falta trabalho na propriedade. “A colheita do caqui vai até março”, detalha.
A produção tem destino certo. A vênus, uma variedade de uva de mesa, vai para os mercados. As demais seguem para as cantinas. E o caqui também tem compradores fechados para mercados. Porém, se uma pessoa chegar lá durante a safra, não fica sem provar. “Na época da safra, estamos sempre por aqui de braços abertos para quem quiser conhecer a parreira ou provar uva. Na época do caqui, também é só chegar. Não temos uma estrutura de visitação, mas nunca fechamos as nossas portas para quem quiser conhecer só ligar e combinar”, finaliza. Além do contato com a natureza, é possível conhecer a casa histórica que está preservada na propriedade. A construção pode ser usada, também, para ensaios fotográficos, porém, neste caso, com agendamento prévio.
Então você já sabe: ao circular por São Valentim da 2ª Légua, em Forqueta, vale dar uma checada se as irmãs estão por lá e conferir a simpatia delas. Bom passeio!
Frutas - Período de safra
Uva vênus - novembro e dezembro
Uvas niagra e isabel - dezembro a fevereiro
Caqui - março