- Cartão de crédito
- Internet
- Fraldário
- Climatização verão
- Climatização inverno
Urca Sorvetes: pioneirismo, sustentabilidade e inclusão
Foi em um anúncio de classificados que começou a trajetória de Antônio e Sérgio com a Urca Sorvetes. Em 1987, eles viram o anúncio da venda e decidiram apostar no negócio que já existia desde 1953. No início, permaneceram nos trabalhos paralelos e foram tocando a sorveteria devagar. Os pontos de venda só cresciam quando eles tinham dinheiro para comprar e fornecer o freezer para o revendedor. Tudo mudou, porém, quando eles decidiram abrir o primeiro buffet de sorvetes de Caxias do Sul. A Urca explodiu e eles passaram a se dedicar exclusivamente a ela.
Quem conta essa história é Vinicius, filho de Antônio e um dos representantes da segunda geração que está à frente da empresa. Ao lado do irmão Ricardo e do primo Roberto, ele segue escrevendo essa história. “Estamos estruturados com pontos de venda licenciados e venda em mercados, atuando no Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, explica. Toda ampliação é sustentada em pilares muito valiosos para os sócios: sustentabilidade e inclusão. Vinicius dá alguns exemplos: “Já temos a opção de pote biodegradável nos buffets e estamos de forma permanente olhando para tecnologias e inovações que nos permitam reduzir o uso do plástico. Além disso, já alteramos embalagens utilizadas no envase de sorvetes pela indústria por materiais que se decompõem de forma mais rápida no meio ambiente”.
O pioneirismo, que apareceu primeiramente no buffet, segue presente dentro da empresa e, recentemente, esteve vinculado à inclusão. A Urca tem um rótulo totalmente inclusivo, lido para pessoas cegas e com baixa visão a partir da Alia Inclui, uma startup de Caxias do Sul desenvolvida a partir da provocação de Vinicius. “No nosso entendimento, ser inclusivo é atingir a todos. Temos linhas para veganos, intolerantes a lactose e celíacos, mas queríamos que pessoas cegas ou com baixa visão pudessem ter a mesma experiência de compra”. A partir da constatação de que o braile não entregaria isso por conta do espaço necessário e da baixa população alfabetizada no idioma, nasceu a Alia. "Temos orgulho de termos inserido do mercado o primeiro rótulo acessível do Brasil”, acrescenta.
Energia fotovoltaica na empresa, recolhimento de itens para destinação correta e outros projetos fazem parte desses pilares que andam ao lado da produção de um sorvete de qualidade e da expansão da marca. Com um forte trabalho para ampliar o crescimento nas cidades litorâneas de Santa Catarina e buscando ampliar a abrangência também no Rio Grande do Sul, a Urca vem levando o nome de Caxias do Sul para fora daqui e contribuindo para o desenvolvimento do município.