Antigo Moinho de Santa Lúcia do Piaí
Antigo Moinho de Santa Lúcia do Piaí
Localizado na esquina entre Avenida Luiz Thomazelli e a Avenida Antônio Frizzo - Centro do Distrito de Santa Lúcia do Piaí
Pode apreciar a parte externa do antigo moinho da Avenida ou da Praça que fica em frente. A parte interna não está disponível para visitação.
Na parte térrea funciona vários estabelecimentos entre eles Mercado Radoski.
O Moinho, de grãos, iniciou suas atividades no ano de 1947, (mesmo ano de sua fundação), com o nome Peroni, Zini & Cia.Ltda. de 18 proprietários, entre eles: Abel Peroni, Diretor- gerente, João Zini, Guilherme Peroni, João Vitório Cavalli, que trabalhava como técnico moageiro e Charles Springer, Sócio comanditário. A pedido do Vigário Pe.Brandalise, a farinha de trigo e milho levava o nome de NEVADA.
Em 15 de setembro de 1952, Secondino mudou-se da Linha Paese, para a Vila de Santa Lúcia do Piaí, comprando o moinho Santa Lúcia, que estava indo a falência. Possuía também um registro para comprar trigo estrangeiro da Argentina, já que a demanda dos colonos não era suficiente para abastecer os consumidores.
Em 12 de fevereiro de 1967 ampliou ainda mais o moinho, comprando de Primo Fabris Ltda., de Canoas, mais cilindros para moagem. Em 02 de fevereiro de 1970 ele troca o nome do moinho para Secondino Bonatto e Cia Ltda, tendo como sócios seus dois genros João e Antonio Vidor.
O moinho atendia a região com moagem de milho e trigo para farinha, tradicional para pão e polenta, alimentação fundamental para o período.
Atualmente o local serve de moradia e estabelecimentos comerciais.
Fonte: Pesquisa realizada por Éder Dall'Agnol Dos Santos e Dosolina Bonatto (filha do Secondino)