Antigo Hospital de Santa Lúcia do Piaí
Antigo Hospital de Santa Lúcia do Piaí - Atual Unidade Básica de Saúde do Distrito - UBS Santa Lúcia do Piaí
Localizado na Rua Rosa Franciozi Giordani esquina com a Rua Ângelo José Bonalume, Centro do Distrito de Santa Lúcia do Piaí.
Horário da UBS Santa Lúcia do Piaí: segunda a sexta das 7h30min às 16h30min
Fone: (54) 3266-1389
Com o crescimento e desenvolvimento da vila de Santa Lúcia, a população consequentemente começou a sofrer as consequências devido a precariedade da área da saúde na localidade.
No inicio da colonização, usou-se muito o uso da medicina prática no auxílio de pequenas doenças. Porém em tratamentos de grande porte, os moradores que tinham condições e meios de transportes, se aventuravam pelas péssimas estradas da época em uma jornada que levava praticamente quase um dia todo, para buscarem assistência medica no Hospital Santo Antonio, ou como era conhecido na época o Hospital Carbone, do Doutor Romolo Carbone. Já os que não possuíam meios de transporte, faziam o mesmo trajeto a pé levando seus doentes em macas improvisadas, as chamadas "portantinas" As famílias que residiam mais no interior de Santa Lúcia, devido a distância, atravessavam o rio Caí e iam em direção a Nova Petrópolis em casos mais graves de doenças.
Com a chegada do Reverendo Padre João Marchese no ano de 1935, começou-se a pensar na ideia de uma fundação de um Hospital. O Padre possuía um carro e muitas vezes levava em seu próprio veículo algumas pessoas até Caxias. Com a saída do Doutor Lafaiette Gonaçalves a situação que já era precária, piorou mais ainda.
A farmácia da vila que ficou por algum tempo desativada, foi vendida para o Senhor Heitor Ramos que era natural de Pelotas e trouxe consigo o Doutor Artur Prado que juntamente com o Padre Marquese abraçou a ideia da fundação de uma unidade Hospitalar na localidade. Assim formou-se uma diretoria, composta por alguns moradores locais e com ajuda de toda comunidade que contribuíram com doações, iniciaram-se as obras. O terreno onde está situado atualmente o Hospital, foi doado pelos herdeiros da família de Giuseppe Scariot e pela Viúva Julia Richetti Andreazza.
Em julho de 1939, durante a festa de Nossa Senhora do Carmo, o Hospital São Francisco na localidade de Santa Lúcia do Piaí foi solenemente inaugurado. Em 1941 , o Hospital São Francisco, passou a ser administrado pela Paróquia de Santa Lúcia, com a direção das Irmãs do Coração de Maria. Entre os anos de 1948 e 1949 o hospital passou a se chamar Hospital Venerando Padre Cristovão de Mendoza.
No ano de 1944 o Hospital de Santa Lúcia do Piaí é doado para a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. As irmãs do Hospital irão atender neste ano ao paciente Onorino Ecker, criança de aproximadamente quatro anos que sofreu queimaduras graves em um acidente. A cura é o primeiro milagre que levou a beatificar Bárbara Maix.
Por 34 anos o hospital Padre Cristóvão de Mendozza esteve sob os cuidados das irmãs do IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, que encerraram suas atividades em 31/12/1977. Nos últimos anos o hospital se mantinha com muita dificuldade, sobretudo por não ter médico residente, dependendo do atendimento médico da cidade de Caxias do Sul. A inconstância da permanência de médicos na localidade, também pesou muito e a falta de irmãs devidamente preparadas para atender todo ramo hospitalar da congregação.
Atualmente funciona no local a Unidade Básica de Saúde do Distrito - UBS Santa Lúcia do Piaí. Administrada pela prefeitura municipal de Caxias do Sul.