- Internet
- Degustação
- Estacionamento
- Pix
Vinho Sabor da Serra: quatro gerações na vitivinicultura
A história dos Tonietto está diretamente ligada ao vinho desde que o imigrante Andrea Tonietto chegou da Itália, no final do século 19, e segue viva em pleno ano de 2022. Irmãos e representantes da quarta geração, Zaíra Tonietto Franco, Pedro André Tonietto e Valdenir Antônio Tonietto conduzem a empresa Vinho Sabor da Serra, o nome dada ao negócio criado por seus antepassados. “A minha família faz vinho desde o tempo do meu bisavô, depois foi para o nonno, passando para o meu pai e agora para nós”, relata Zaíra.
Durante esse tempo, a forma de comercialização foi mudando. No início, era consumo próprio, aí veio a venda a granel, a entrega para a Cooperativa Vitivinícola Forqueta e o rótulo próprio. “Na época do meu pai, vendíamos para a cooperativa e também para Flores da Cunha, tudo a granel. Nós entramos em 2007 e então começamos a vender engarrafado, com a nossa marca”, complementa ela. Todos nasceram na propriedade, em Forqueta. São seis hectares de vinhedos próprios que resultam nos vinhos bordô, niágara e lorena. O aprendizado para lidar com a vitivinicultura, é claro, foi na prática. “Sempre vimos nossos pais e nossos avós lidando com a uva e o vinho”.
Grande parte da produção da Vinho Sabor da Serra vai para atacado e varejo por meio da Ceasa, em Porto Alegre. É possível encontrar, também, no Ponto de Safra, em Caxias do Sul, às sextas-feiras. Quem quiser ir até a propriedade e comprar diretamente da família, também tem essa opção. “Estamos começando a organizar uma visitação, porque o pessoal quer vir conhecer. Hoje, tenho apenas os produtos para vender”, conta Zaíra. Em breve, essa história deve ganhar outro capítulo. Quando o vinho ganha a companhia do turismo rural, abre-se a possibilidade para que visitantes vejam de perto o lindo legado deixado pelos imigrantes italianos.
Curiosidade
Três irmãos casados com três irmãos. A coincidência logo chama a atenção de quem visita os Tonietto Franco na propriedade das famílias, em São José da Linha Feijó. Além do laço sanguíneo, chama também a atenção a animação e a alegria do sexteto, que convive e trabalha juntos, como uma grande família.
“É bom trabalhar juntos. Um ajuda o outro e isso ajuda a perpetuar a tradição”, afirma a simpática Zaira Tonietto Franco, mãe dos pequenos Lucas e Camila, adiantando que irão incentivar os filhos a seguirem na agricultura.
Na terceira geração, Zaira e os irmãos Valdenir e Pedro Tonietto dão sequência ao ofício do bisavô paterno deles, ganha reforço com o marido de Zaira, Reni, e das esposas de Valdenir e Pedro, Lorena e Loreni. Juntos, eles cultivam, na maior parte da área, uvas Bordô, que utilizam para elaboração de vinho na própria agroindústria. Também produzem mais de mil pés de bergamota Montenegrina orgânica, além de laranja, limão, feijão e milho.
.