Atualmente, a vinícola possui duas marcas a D'Motter que comercializa vinhos de mesa, sucos e coolers. E a marca Segreto que comercializa vinhos finos e espumantes.
- Cartão de crédito
- Internet
- Estacionamento
D Motter: três gerações unidas pelo vinho
Quando chegaram ao Rio Grande do Sul, os primeiros imigrantes da família Motter encontraram um clima e um relevo muito parecidos com o da Europa. Essa semelhança fez com que logo iniciassem o cultivo de uva e a produção de vinho, dando continuidade à atividade presente na família há vários séculos.
A história da vinícola D Motter começa em 1982, quando os irmãos Valter Motter e Ivo Motter, deixaram para trás a simplicidade e a informalidade da colônia para se estabelecer como empresa na área urbana de Caxias do Sul, mantendo a tradição herdada dos seus antepassados e produzindo vinhos com amor e entusiasmo. Decidiram seguir os ensinamentos do pai, Guerino Motter, e também trabalhar com vinho. “O Valter é o mais velho dos homens, então sempre esteve ao lado do pai dele, aprendeu tudo e idealizou esse negócio”, conta Deise Alessandra Motter, filha de Valter, funcionária da D Motter e uma das representantes da terceira geração da família na lida com o vinho. O outro é o seu primo Luciano, filho de Ivo, que entrou como sócio em 2001..
No início, a empresa comprava a bebida e envasava, fazia apenas essa etapa da cadeia. Com o tempo, porém, surgiu a vontade de produzir o vinho, o que acabou se concretizando em 1993, quando foi comprada uma unidade da Cooperativa Vinícola Rio-grandense, localizada em Forqueta. Até hoje, em 2022, é lá que acontece a vinificação. “Em Forqueta, é a indústria, só está aberta na época da safra e não tem atendimento. A parte do vinho que é vendida a granel sai direto de lá para o comprador. A nossa parte, que será envasada pela D Motter, vai para a unidade que temos no bairro Kayser”, explica Deise.
Nesse espaço, acontece todo o processo de engarrafamento, distribuição e venda. É ali, inclusive, que está o varejo. Além de distribuir para diversos lugares, a D Motter também comercializa os seus produtos diretamente para o consumidor. São produzidos em torno de 1 milhão e meio de litros de vinho por safra, e praticamente toda a uva é comprada. Delas, resultam vinhos de mesa, finos como Cabernet e Merlot e espumantes. Todos os produtos estão disponíveis no varejo, que abre de segunda a sexta durante o dia e aos sábados pela manhã. Além de comprar uma bebida produzida aqui, você ainda leva para casa uma história que já está na terceira geração. “Desde criança, estamos nesse meio, o vinho faz parte da nossa família”, finaliza Deise
.