- Cartão de crédito
- Degustação
- Estacionamento
- Pix
Vinícola Tradição da Grutinha nasceu de uma crise e hoje tem mais de 40 produtos
É comum afirmarem que as crises trazem oportunidades. A história da Vinícola Tradição da Grutinha é um exemplo. Em meados de 1993, houve uma crise na venda de uva, o negócio que sustentava a família Sirtoli desde que a primeira geração da família chegou da Itália, na primeira leva de imigrantes italianos, em 1875. Eles começaram plantando para consumo próprio e, com o tempo, passaram a vender uva. Porém, em 1993, o negócio foi afetado por uma crise. “Sem ter para quem comercializar a uva, surgiu a ideia de começar a produzir vinho. E assim começou a história da vinícola”, conta Márcio Sirtoli, integrante da quarta geração da família.
Com recursos próprios e de financiamentos, foi iniciada a produção, que, até os anos 2001, usava apenas uva própria e com comercialização a granel. “O vinho era vendido em caminhão tanque e outras vinícolas engarrafavam. Mas aí veio outra crise”, relata Márcio. O produto começou a sobrar, porque a compra a granel foi afetada, o que acabou abrindo uma nova oportunidade. “Nesse momento, foi decidido criar uma marca e começar a envasar os vinhos”, completa. Houve muitas conversas sobre nomes, estudos e então surgiu a Adega Tradição da Grutinha.
O negócio deu certo e, é claro, foi preciso começar a comprar uvas de fora. Atualmente, a Grutinha produz mais do que o triplo de quando começou e, gradativamente, foi incluindo novos produtos. Paralelamente ao desenvolvimento do negócio, o roteiro Estrada do Imigrante foi se consolidando, o que também ajudou no sucesso dos Sirtoli. “Agregamos a graspa, um destilado que é feito a partir do bagaço da uva. Por volta de 2004, entrou também o suco de uva e em torno de 2007 ou 2008, introduzimos o espumante moscatel”, detalha Márcio. Hoje, são mais de 40 produtos.
O conhecimento sobre essa história é fresco na cabeça de Márcio porque ele acompanhou boa parte dela. Desde criança, ia com os pais para a vinícola. Com nove anos, começou a trabalhar. “É muito gratificante para mim contribuir para que o negócio se perpetue e cresça. Temos as dificuldades da tributação, que acabam fazendo com a importação cresça, mas vamos buscando novas tecnologias e seguimos em frente”, afirma.
Entre as mudanças recentes, está o novo espaço para o varejo, que cresceu em tamanho e tem condições de receber o visitante ainda melhor. É por lá, inclusive, que está mais uma novidade da Tradição da Grutinha: os produtos embalados em lata. Sustentáveis, já que o Brasil é destaque na reciclagem de latas de alumínio, o suco gaseificado e o espumante vendidos nessa embalagem se tornam mais uma opção de compra para os consumidores da marca. Além de conhecer o novo varejo e escolher os seus produtos, é possível passar momentos na vinícola, visitar os parreirais e conhecer o processo de elaboração das bebidas. Porém, sempre é bom agendar antes, para que o atendimento fique ainda melhor.
Uma história, uma família, uma tradição
A Coragem de Luis Sirtoli, filho de imigrantes italianos, foi de grande expressão com plantio e cultivo de videiras, inicialmente vindas da Itália com seus avós. Sua dedicação e perseverança fez brotar nas férteis terras da “Serra Gaúcha” a personalidade e a “TRADIÇÃO” de seus antepassados italianos. Com conhecimento e muito trabalho, Luis, começa produzir boas uvas, que por sua vez, originam vinhos de alto nível, sabor e paladar. Após vários anos seus vinhedos se ampliam, e através de seu filho Clelio Sirtoli, seu trabalho se renova e se consolida com sucesso. Através da VINÍCOLA GRUTINHA localizada no travessão Santa Rita 3? Légua “Caxias do Sul” descendentes de Clelio Sirtoli continuam a arte da produção de vinhos com dedicação e qualidade destacadas.
Atualmente a VINÍCOLA GRUTINHA, trabalha no cultivo de videiras de uvas de qualidade européias “Merlot, Cabernet Sauvignon, Moscato Giallo e Tannat” e americanas “Bordô Isabel e Niágara”. Produz vinhos finos, espumantes, vinhos de mesa, suco e graspa com a determinação e profissionalismo registrados na marca “TRADIÇÃO”, para aqueles que valorizam a originalidade.
Em Caxias do Sul, os produtos estão a vendas nos seguintes estabelecimentos:
- Sgorla Queijos e Especiarias
- Produtos Suínos Comerlato
- Casa de Carnes Boi Sul
- Supermercado Berzan
- Super Crisan
- Empório Minuano
- Mercado Itália
- Sacolao Kayser
- Mercado Sabore
- Supermercado Lanzi
- Loteria Fenix