Vinho e a História Italiana de Caxias do Sul

Vinicolas e Caxias Italiana

Museu Ambiência Casa de Pedra


A Casa de Pedra, como é popularmente conhecida, foi a moradia do imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX. A construção apresenta pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinhos e janelas afixadas em tijolos artesanais, tornando-se o local mais representativo do período da colonização. Internamente, o mobiliário e os adornos reconstituem o ambiente vivenciado.O espaço revela o modo de vida cotidiano na pequena propriedade, centrado no trabalho familiar, em que se baseou a formação social, econômica e cultural de Caxias do Sul.

Horário: terça a sexta das 9h às 17h, no sábado das 11h às 17h e aos domingos das 11h às 17h. Gratuito. 

Vinhos Zanrosso

A história de esperança teve início no começo do século passado, em 1914, quando Antônio, sua esposa Maria Zanrosso e seus sete filhos, entre eles Ernesto Zanrosso com 11 anos, deixaram Vicenza, Itália, para buscar um futuro melhor e viver a saga da colonização italiana no Brasil.

Carregando consigo os segredos da arte de transformar uva em vinho, em 1937 Ernesto Zanrosso e seus filhos fundaram uma pequena vinícola que levou seu nome. Dedicam a produção de vinho, espumantes e sucos. Venha sentir o cheiro do vinho sendo engarrafado, conhecer as pipas e todo o processo de fabricação, no período de safra pode saborear uvas nos parreirais. Oferecem degustação e produtos coloniais.

Segunda a sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Domingos e feriados das 9h às 12h.

Rua Vereador Ari Bergozza, 2280 - Bairro Nossa Sra. da Saúde - Fone: (54) 3211.0730 / 3211.054

                         

Pavilhões da Festa da Uva

No Parque os visitantes podem conferir espaços dedicados a resgatar a história da cidade, como usufruir momentos de descanso e lazer. Nos finais de semana e fins de tarde, em especial durante a vigência do horário de verão, as famílias têm à disposição ciclovia, espaço para caminhadas com sinalização, parque infantil, academia ao ar livre, água quente para chimarrão e cancha de bocha, típico jogo da cultura italiana.

Diversos pontos turísticos da cidade estão localizados no interior do Parque, como a Réplica de Caxias de 1885 e o Monumento Jesus Terceiro Milênio, que abriga um museu e um mirante, com uma bela vista panorâmica da cidade.

Aberto: 8h às 18h (durante o período de Horário de Verão das 7h às 19h).

Acesso gratuito ao Parque, porém em alguns eventos pode haver cobrança de ingresso. Com estacionamento.

Rua Ludovico Cavinato, 1431 - Bairro Nossa Sra. da Saúde - Fone (54) 3207.1166

     

Monumento Nacional ao Imigrante

Inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, durante a Festa da Uva, homenageia os imigrantes no Estado do Rio Grande do Sul. O monumento é constituído por uma escultura em bronze de 4,5 metros de altura, representando um casal de agricultores com uma criança nos braços. O mesmo abriga o Museu do Imigrante, com exposições temáticas de trabalhos, apresentando a crescente evolução dessa cidade que tem muito orgulho de suas origens. Criação do escultor Antonio Carangi, o Monumento foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas.

  

Gastronomia


Aproveite durante ou após o passeio para saborear a gastronomia de Caxias do Sul. Confira sugestões

 

 

Voltar
Compartilhar: