História Italiana de Caxias do Sul - Área Urbana

Sabendo que Caxias do Sul recebeu imigrantes que vieram da Itália no passado, os visitantes buscam saber e querem conhecer mais do lado Italiano da cidade a história, cultura e seu legado. Algumas dicas de atrativos para ser visitados. 

Tempo de duração um dia.

 

Igreja São Pelegrino 

 

A igreja foi construída pelos imigrantes italianos e inaugurada em 1953. A igreja ganhou fama em virtude de um grupo de obras de arte que abriga. Destaque para a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatell. Abriga a réplica da Pietá de Michelangelo Buonarroti, doada pelo Papa Paulo VI por ocasião do Primeiro Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Portas de Bronze criadas por Augusto Murer, escultor de Belluno, Itália, que ilustram cenas da imigração. Área externa tem um Relógio Floral.

 

Catedral Santa Tereza

A Catedral é um dos mais importantes edifícios históricos da cidade e um dos mais distinguidos exemplares da arquitetura colonial na zona de imigração italiana da Serra Gaúcha, possuindo formas amplas e majestosas em um estilo neogótico, inspirado na Basílica de Santo Antônio, na Itália. A decoração interior que guarda relíquias dos primeiros tempos da cidade, incluindo altares ricamente entalhados, estatuárias, vitrais confeccionados na Alemanha e alfaias, além de ser o centro vital de antigas tradições religiosas.

 

Monumento Nacional ao Imigrante

Inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, durante a Festa da Uva, homenageia os imigrantes no Estado do Rio Grande do Sul. O monumento é constituído por uma escultura em bronze de 4,5 metros de altura, representando um casal de agricultores com uma criança nos braços. O mesmo abriga o Museu do Imigrante, com exposições temáticas de trabalhos, apresentando a crescente evolução dessa cidade que tem muito orgulho de suas origens. Criação do escultor Antônio Caringi, o Monumento foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas.

  

 

Gastronomia Italiana - Almoço

Comida Típica Italiana - Galeto Al Primo Canto

O Galeto Al Primo Canto é um prato típico da culinária Italiana. Acredita-se que a origem deste prato remete aos hábitos alimentares dos colonizadores, que costumavam preparar passarinhadas nos dias de festa, com a proibição da caça aos passarinhos, o galeto foi adotado.

Teve origem em Caxias do Sul em 1931 na primeira Festa da Uva. Desde então, diversos restaurantes, denominados de galeterias, oferecem este prato típico.

O frango jovem é assado sobre a brasa e servido em uma farta mesa com: sopa de capeletti, salada de radicci com bacon, polenta frita, macarrão, espaguete entre outros.

Galeterias

 

Museu Ambiência Casa de Pedra

A Casa de Pedra, como é popularmente conhecida, foi a moradia do imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX. A construção apresenta pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinhos e janelas fixadas em tijolos artesanais, tornando-se o local mais representativo do período da colonização. Internamente, o mobiliário e os adornos reconstituem o ambiente vivenciado. O espaço revela o modo de vida cotidiano na pequena propriedade, centrado no trabalho familiar, em que se baseou a formação social, econômica e cultural de Caxias do Sul.

Horário: terça a sexta das 9h às 17h, no sábado das 11h às 17h e aos domingos das 11h às 17h. Gratuito. 

 

Vinhos Zanrosso

A história de esperança teve início no começo do século passado, em 1914, quando Antônio, sua esposa Maria Zanrosso e seus sete filhos, entre eles Ernesto Zanrosso com 11 anos, deixaram Vicenza, Itália, para buscar um futuro melhor e viver a saga da colonização italiana no Brasil.

Carregando consigo os segredos da arte de transformar uva em vinho, em 1937 Ernesto Zanrosso e seus filhos fundaram uma pequena vinícola que levou seu nome. Dedicam-se a produção de vinho, espumantes e sucos. Venha sentir o cheiro do vinho sendo engarrafado, conhecer as pipas e todo o processo de fabricação, no período de safra pode saborear uvas nos parreirais. Oferecem degustação e produtos coloniais.

Horário: segunda a sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Domingos e feriados das 9h às 12h.

Rua Vereador Ari Bergozza, 2280 - Bairro Nossa Sra. da Saúde - Fone: (54) 3211.0730 / 3211.0054

                         

 

Pavilhões da Festa da Uva

No Parque os visitantes podem conferir espaços dedicados a resgatar a história da cidade, como usufruir momentos de descanso e lazer. Nos finais de semana e fins de tarde, em especial durante a vigência do horário de verão, as famílias têm à disposição ciclovia, espaço para caminhadas com sinalização, parque infantil, academia ao ar livre, água quente para chimarrão e cancha de bocha, jogo típico da cultura italiana.

Diversos pontos turísticos da cidade estão localizados no interior do Parque, como a Réplica de Caxias de 1885 e o Monumento Jesus Terceiro Milênio, que abriga um museu e um mirante, com uma bela vista panorâmica da cidade.

Horário: 8h às 18h (durante o período de Horário de Verão das 7h às 19h).

Acesso gratuito ao Parque, porém em alguns eventos pode haver cobrança de ingresso. Com estacionamento.

Rua Ludovico Cavinato, 1431 - Bairro Nossa Sra. da Saúde - Fone (54) 3207.1166

     

 

Voltar
Compartilhar: