Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

Nove opções para conhecer mais sobre a história de Caxias do Sul

Uma atividade que pode proporcionar conhecimento e bons momentos de convivência é visitar os museus e memoriais.

Confira dicas de nove lugares para visitar em Caxias do Sul.

 

Museu Municipal
Rua Visconde de Pelotas, 586, Centro - (54) 3221-2423

Visitas de terça a sábado, das 9h às 17h. É gratuito e não abre aos domingos. Oferece visita guiada com mediadores e horário alternativo à noite, mediante agendamento. Localizado no Centro, oferece facilidade de deslocamento, podendo ser a pé. Conta com várias linhas de ônibus nas proximidades.

O prédio é uma edificação que faz parte dos acontecimentos e do ritmo da cidade, compondo o cenário de várias gerações. Primeiro foi a residência da família Morandi-Otolini, no final da década de 1880. Foi sede da Prefeitura Municipal até 1974. No museu, que comemora 70 anos em outubro deste ano, encontram-se peças e objetos da época, além de serem realizadas exposições de curta duração e/ou eventos, renovando temas de interesse e públicos de diversos segmentos sociais.

Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira 
Rua Visconde de Pelotas, 249, Centro - (54) 3901-1422

Visitas de terça-feira a sábado das 9h às 17h. Horário alternativo noturno, mediante agendamento, por telefone ou e-mail museufeb@caxias.rs.gov.br. É gratuito. Localizado no Centro, permite deslocamento a pé de paradas de ônibus que ficam nas proximidades. 
Resgata a participação de caxienses na Força Expedicionária. O espaço é composto por Museu e Centro Cívico. Fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelo ex-combatentes formam o conjunto de aproximadamente 1.000 elementos expostos no primeiro pavimento.  
 
 

Museu Ambiência Casa de Pedra
Rua Matteo Gianella, 53, Santa Catarina - (54) 3901-1463

É um dos pontos turísticos mais visitados em Caxias do Sul. Mantém visita guiada com mediadores, de terça a sábado das 9h às 17h. Aos domingos das 11h às 17h. É gratuito e se a visita for à tarde, melhor chegar até 16h30min. A casa guarda objetos antigos doados por famílias da cidade. Museu está localizado no caminho para o Parque de Eventos da Festa da Uva. Para chegar de ônibus utilize as linhas Santa Lúcia/Pinheiro Machado, Santa Lúcia/Dr. Montaury e Pioneiro. 
A Casa de Pedra, como é popularmente conhecida, foi a moradia do imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX. 

Museu do Imigrante - Monumento Nacional ao Imigrante
BR 116, Km 150, Petrópolis - (54) 3901.8940

Fica na BR 116, Km 150, Bairro Petrópolis, Zona Leste da cidade, no final da Avenida Júlio de Castilhos. O Museu do Imigrante tem visita guiada com mediadores, de terça a sábado, das 9h às 17h e, aos domingos, das 11h às 17h. É gratuito. Tem estacionamento e várias linhas de ônibus urbano passam no local. O Museu fica ao lado da Estação Imigrante. 
Inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, o Monumento Nacional ao Imigrante é constituído por uma escultura em bronze de 4,5 metros de altura, representando um casal de agricultores com uma criança nos braços. Criação do escultor Antonio Carangi, o Monumento foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas. 

 

Museu dos Capuchinhos
Rua General Mallet, 33a, Rio Branco - (54) 3220-9577

De segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h (sábados, domingos, feriados e grupos em horários especiais, mediante agendamento). É gratuito e está localizado no Bairro Rio Branco, próximo a Igreja dos Capuchinos e Colégio Santo Antônio. Facilidade de deslocamento. Várias linhas e ônibus passam pelo local, dentre elas São Caetano e Salgado Filho.
Reúne acervo documental, bibliográfico e museológico dos freis capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul. É composto por objetos religiosos, imagens sacras, fotografias, documentos e livros das bibliotecas dos seminários, conventos e instituições capuchinhas. Também disponibiliza as edições do Jornal Correio Riograndense (desde 1909). Possui acervo sonoro com os discos que foram utilizados nas emissoras de rádio da Congregação.
 

Memorial Atelier Zambelli
Rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde  - 
(54) 3207.1166 Ramal 270

Integra o complexo do Monumento Jesus Terceiro Milênio, com acesso pelo Parque da Festa da Uva. Está localizado atrás do Pavilhão 2 e funciona de terça a domingo, das 13h às 17h. É gratuito (mas em alguns eventos pode haver cobrança de ingresso ao Parque) e tem estacionamento.  Quem vai até o local pode aproveitar e passear pelo Parque da Festa da Uva, pois há outros atrativos e espaços ao ar livre. Para chegar de ônibus, utilize as Linhas Pioneiro (via Visconde) e Pôr do Sol (via Matheo Gianella). 
O espaço abriga peças remanescentes do antigo atelier de escultura Michelangelo Zambelli, que iniciou a produção de imagens sacras em 1915. Nele encontra-se o acervo de imagens sacras, resultante de um processo especial de confecção. 


NO INTERIOR


Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp 
Rua Luiz Franciosi Sério, 350, Forqueta - (54) 3535.1614

Aberto a visitação de terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo das 11h às 17h. Tem visita guiada com mediadores. Visitas de grupos e em horários especiais devem ser agendadas pelo telefone (54) 3221.2423 e 3535.1614.  É gratuito e oferece local com produtos típicos para comercialização. Fica a 15 quilômetros do centro da cidade. Quem vai de ônibus pode utilizar a linha Forqueta para chegar até o bairro.
Museu fica no interior da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a mais antiga de Caxias do Sul, e guarda equipamentos antigos e fotos da imigração. Visitantes são recepcionados por Dona Gemma, habilidosa contadora de estórias e piadas. 

Instituto Hércules Galló 
BR 116, n° 1579 - Galópolis - (54) 3028-2810

Aberto de terça a sábado das 13h30 às 17h30. Visitas de grupos e para horários especiais, devem ser agendadas.  É gratuito e de fácil acesso, via BR 116 em direção ao Sul - Nova Petrópolis, a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade. Tem linha ônibus até o centro do Bairro Galópolis. 
O Instituto Hércules Galló reúne acervo sobre o início do segundo momento da história de Caxias do Sul, a partir de 1900: a industrialização. Casa antigas de madeira foram restauradas e hoje estão abertas à visitação pública.


Museus nas Casas Bonnet
Capela São Luiz, 3ª Légua -  (54) 3026-8410

Também no interior, vale um passeio na localidade da Terceira Légua. As Casas Bonnet ficam na Estrada do Imigrante. São duas moradias - de 1877 e de 1879, consideradas as primeiras residências de pedra e mais antigas da cidade, construídas pelo francês Henri Bonnet - que abrigam objetos das famílias da região. O atendimento é feito pela família Tonietto e é necessário agendar a visita - (54) 99988.2426). Tem custo de R$ 3,00 com degustação de vinhos. 

 

 

Voltar
Compartilhar: