12/12/2017

UCS - Obra Museu de Ciências Naturais: colorindo a natureza é direcionado a atividades de ensino

 

Livro didático conta com ilustrações que podem ser coloridas.

 

Com ilustrações confeccionadas com técnicas de nanquim que poderão ser coloridas pelo leitor, três biólogos e uma engenheira agrônoma lançam o livro “Museu de Ciências Naturais: colorindo a natureza”, editado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs). A obra, de 144 páginas, destina-se a estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior com interesse pelas Ciências Naturais.

O livro – de autoria de Wilson Sampaio de Azevedo Filho, Adriana Tolotti, Janete Maria Scopel e Luciana Scur – apresenta informações sobre a estrutura e atividades do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul, assim como caracterizações gerais de diferentes temas da natureza (como o acervo presente na Sala de Exposição Permanente do Museu e exemplares do UCS Aquarium), com suas respectivas ilustrações.

As ilustrações são fornecidas completas e impressas nas páginas do livro, conforme a temática definida pelas áreas de atuação do museu (Botânica, Zoologia e Geociências). Assim, caberá ao leitor apenas preenchê-las com as cores desejadas.

Este material didático está direcionado a atividades de ensino que utilizam como ferramenta o ato de colorir. As atividades de desenho para colorir são utilizadas em várias áreas de forma didática, como Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Zoologia e outras.

Segundo o professor Wilson Sampaio de Azevedo Filho, “essas atividades têm se mostrado importantes em oficinas pedagógicas no processo de aprendizagem dos discentes em todos os níveis. Através do ato de colorir e a interação com o livro será estimulada a investigação científica, a concentração e a criatividade dos interessados pelo estudo da natureza”.

O material também permitirá a qualquer leitor conhecer, para preservar, algumas das espécies da flora e fauna da região de abrangência da Universidade de Caxias do Sul.

Autores

- Dr. Wilson Sampaio de Azevedo Filho: biólogo, professor na UCS e coordenador do Núcleo de Pesquisa - Biologia, controle, diversidade, morfologia e taxonomia de insetos;

- Mestre Adriana Tolotti: bióloga;

- Dra. Luciana Scur: engenheira agrônoma, professora na UCS e coordenadora do Museu de Ciências Naturais da UCS;

- Mestre Janete Maria Scopel: bióloga.

 


 

Voltar
Compartilhar: