12/10/2017

Rádio Caxias – A voz da comunidade em 70 anos de história

  

        A Rádio Caxias primeira emissora de rádio da Serra Gaúcha, inaugurada em 27 de abril de 1946. O surgimento ZYF-3 Rádio Caxias a partir da iniciativa dos visionários Joaquim Pedro Lisboa, Luiz Napolitano e Arnaldo Pignone Ballvé . Caxias do Sul tinha o costume de transmitir os informes de interesse público através de sistema de alto-falantes instalado na praça central, conhecido como a voz do poste. Setenta anos depois a Rádio Caxias mantém vivo seu propósito agregador e de promoção da identidade cultural da Serra Gaúcha.

        Emissora pioneira na radiodifusão em Caxias do Sul e na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, criou seus departamentos de Jornalismo e Esportes já no primeiro ano de atividades. Ambos imprimiriam sua marca

 ao longo de toda a história da empresa. O Grande Jornal Falado da ZYF-3 se tornou referência diária de informação dos caxienses. Ouvir as notícias, avisos de utilidade pública e notas de falecimento ao meio-dia passou a ser hábito obrigatório, gerando uma gigantesca audiência. Nomes como Nestor Gollo, Jimmy Rodrigues, Osvaldo de Assis, Vivaldo Vargas de Almeida e Milton Rossarolla ficariam marcados como algumas das vozes-símbolo desse período de integração com a comunidade.

        A emissora apresentou o primeiro programa tradicionalista radiofônico irradiado ao vivo no Rio Grande do Sul – O Cancioneiro das Coxilhas –, sob o comando do músico Honeyde Bertussi. Anos depois, Joaquim Pedro Lisboa e Clóvis Pradel Pinheiro se consagrariam com o “Venha pra Cancha, Amigo”, outro programa que marcaria ép
oca no tradicionalismo gaúcho.

        A trajetória da emissora está registrada no livro “Rádio Caxias 70 Anos: Voz e Identidade” lançado na Feira do Livro de Caxias do Sul no dia 7 de outubro. A obra apresenta a Rádio Caxias através de fatos, depoimentos, biografias e imagens, contando a trajetória da emissora que rapidamente se consolidou como um veículo de comunicação protagonista da integração regional de toda a Serra Gaúcha. Contribuiu para o desenvolvimento de Caxias do Sul e de municípios vizinhos.

        O livro “Rádio Caxias 70 Anos: Voz e Identidade” conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal e apoio cultural das empresas Randon, Fátima Saúde e Triches Ferro e Aço Ltda. Sua produção tem coordenação editorial de Alessandro Valim, pesquisa e redação de Marcos Fernando Kirst, projeto gráfico e impressão da EDUCS e produção cultural de Claudio Troian. 

Voltar
Compartilhar: