Menu
Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

24/03/2017

​Quer saber mais sobre a história de Caxias? Aproveite o fim de semana para visitar os museus e memoriais

Para quem fica na cidade no fim de semana, uma atividade que pode proporcionar conhecimento e bons momentos de convivência é visitar os museus e memoriais. 

Confira dicas de nove lugares para visitar: 

Museu Municipal
Rua Visconde de Pelotas, 586, Centro - (54) 3221-2423

Visitas de terça a sábado, das 9h às 17h. É gratuito e não abre aos domingos. Oferece visita guiada com mediadores e horário alternativo à noite, mediante agendamento.  Localizado no Centro, oferece facilidade de deslocamento, podendo ser a pé.  Conta com várias linhas de ônibus nas proximidades.
O prédio é uma edificação que faz parte dos acontecimentos e do ritmo da cidade, compondo o cenário de várias gerações. Primeiro foi a residência da família Morandi-Otolini, no final da década de 1880. Foi sede da Prefeitura Municipal até 1974. No museu, que comemora 70 anos em outubro deste ano,  encontram-se peças e objetos da época, além de serem realizadas exposições de curta duração e/ou eventos, renovando temas de interesse e públicos de diversos segmentos sociais.


Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira 
Rua Visconde de Pelotas, 249, Centro - (54) 3901-1422

Visitas de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Horário alternativo noturno, mediante agendamento, por telefone ou e-mail [email protected] É gratuito. Localizado no Centro, permite deslocamento a pé de paradas de ônibus que ficam nas proximidades. 
Resgata a participação de caxienses na Força Expedicionária. O espaço é composto por Museu e Centro Cívico. Fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelo ex-combatentes formam o conjunto de aproximadamente 1.000 elementos expostos no primeiro pavimento.  
 
Museu Ambiência Casa de Pedra
Rua Matteo Gianella, 53, Santa Catarina - (54) 3901-1463

É um dos pontos turísticos mais visitados em Caxias do Sul. Mantém visita guiada com mediadores, de terça a sábado, das 9h às 17h. Aos domingos, das 11h às 17h. É gratuito e se a visita for à tarde, melhor chegar até 16h30min. A casa guarda objetos antigos doados por famílias da cidade. Museu está localizado no caminho para o Parque de Eventos da Festa da Uva. Para chegar de ônibus utilize as linhas Santa Lúcia/Pinheiro Machado, Santa Lúcia/Dr. Montaury, e Pioneiro. 
A Casa de Pedra, como é popularmente conhecida, foi a moradia do imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX. 

Museu do Imigrante - Monumento Nacional ao Imigrante
BR 116, Km 150, Petrópolis - (54) 3901.8940

Fica na BR 116, Km 150, Bairro Petrópolis, Zona Leste da cidade, no final da Avenida Júlio de Castilhos. O Museu do Imigrante tem visita guiada com mediadores, de terça a sábado, das 9h às 17h e, aos domingos, das 11h às 17h. É gratuito. Tem estacionamento e várias linhas de ônibus urbano passam no local. O Museu fica ao lado da Estação Imigrante. 
Inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, o Monumento Nacional ao Imigrante é constituído por uma escultura em bronze de 4,5 metros de altura, representando um casal de agricultores com uma criança nos braços. Criação do escultor Antonio Carangi, o Monumento foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas. 

Museu dos Capuchinhos
Rua General Mallet, 33a, Rio Branco - (54) 3220-9577

No fim de semana atende somente mediante agendamento. De segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h30min às 17h (sábados, domingos, feriados e grupos em horários especiais, mediante agendamento). É gratuito e está localizado no Bairro Rio Branco, próximo a Igreja dos Capuchinos e Colégio Santo Antônio. Facilidade de deslocamento. Várias linhas e ônibus passam pelo local, dentre elas  São Caetano e Salgado Filho.
Reúne acervo documental, bibliográfico e museológico dos freis capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul. É composto por objetos religiosos, imagens sacras, fotografias, documentos e livros das bibliotecas dos seminários, conventos e instituições capuchinhas. Também disponibiliza as edições do Jornal Correio Riograndense (desde 1909). Possui acervo sonoro com os discos que foram utilizados nas emissoras de rádio da Congregação.

Memorial Atelier Zambelli - Rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde
(54) 3207.1166 Ramal 270

Integra o complexo do Monumento Jesus Terceiro Milênio, com acesso pelo Parque da Festa da Uva. Está localizado atrás do Pavilhão 2 e funciona de terça a domingo, das 13h às 17h. É gratuito (mas em alguns eventos pode haver cobrança de ingresso ao Parque) e tem estacionamento.  Quem vai até o local pode aproveitar e passear pelo Parque da Festa da Uva, pois há outros atrativos e espaços ao ar livre. Para chegar de ônibus, utilize as Linhas Pioneiro (via Visconde) e Pôr do Sol (via Matheo Gianella). 
O espaço abriga peças remanescentes do antigo atelier de escultura Michelangelo Zambelli, que iniciou a produção de imagens sacras em 1915. Nele encontra-se o acervo de imagens sacras, resultante de um processo especial de confecção. 

NO INTERIOR

Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp 
Rua Luiz Franciosi Sério, 350, Forqueta - (54) 3535.1614

Aberto a visitação de terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo das 11h às 17h. Tem visita guiada com mediadores. Visitas de grupos e em horários especiais devem ser agendadas pelo telefone (54) 3221.2423 e 3535.1614.  É gratuito e oferece local com produtos típicos para comercialização. Fica a 15 quilômetros do centro da cidade. Quem vai de ônibus pode utilizar a linha Forqueta para chegar até o bairro.
Museu fica no interior da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a mais antiga de Caxias do Sul, e guarda equipamentos antigos e fotos da imigração. Visitantes são recepcionados por Dona Gemma, habilidosa contadora de estórias e piadas. 

Instituto Hércules Galló 
BR 116, n° 1579 - Galópolis - (54) 3028-2810

Aberto de terça a sábado, das 13h30 às 17h30. Visitas de grupos e para horários especiais, devem ser agendadas.  É gratuito e de fácil acesso, via BR 116 em direção ao Sul - Nova Petrópolis, a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade. Tem linha ônibus até o centro do Bairro Galópolis. 
O Instituto Hércules Galló reúne acervo sobre o início do segundo momento da história de Caxias do Sul, a partir de 1900: a industrialização. Casa antigas de madeira foram restauradas e hoje estão abertas à visitação pública.

Museus nas Casas Bonnet
Capela São Luiz, 3ª Légua -  (54) 3026-8410

Também no interior, vale um passeio na localidade da Terceira Légua. As Casas Bonnet ficam na Estrada do Imigrante. São duas moradias - de 1877 e de 1879, consideradas as primeiras residências de pedra e mais antigas da cidade, construídas pelo francês Henri Bonnet - que abrigam objetos das famílias da região. O atendimento é feito pela família Tonietto e é necessário agendar a visita - (54) 99988.2426). Tem custo de R$ 3,00 com degustação de vinhos. 

Voltar
Compartilhar: