Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

03/10/2017

Dia Mundial dos Animais e da Natureza

 

 

No dia 04 de outubro mais de 35 países comemoram o Dia Mundial do Animal e da Natureza. A data foi criada com o intuito de incentivar a reflexão sobre o cuidado com os animais, preservação e da natureza.

A data foi instituída em 1930, em homenagem a São Francisco de Assis, que era um protetor dos animais e faleceu justamente no dia 4 de outubro de 1226. Em 1978, a Unesco criou também a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que diz, entre outras coisas, que os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

A conscientização deve ir muito além do cuidado com os animais domesticados, como cães e gatos, mas deve servir para que as pessoas analisem o impacto de suas ações no meio ambiente e consequentemente na vida de diversos animais que vivem livres na natureza.

Para preservar a fauna é preciso transformar hábitos, como o consumo e o descarte de resíduos. A reciclagem é uma boa saída para este problema, mas na maior parte dos países, incluindo o Brasil, este trabalho é insuficiente para atender toda a demanda de resíduos descartados diariamente.

São Francisco de Assis era um defensor da natureza, que estava sempre disposto a cuidar do meio ambiente e incentivar seus seguidores a fazerem o mesmo. É impossível pensar em um mundo melhor no futuro se as mudanças não começarem a ser feitas agora. No Dia Mundial dos Animais e da Natureza é uma oportunidade refletir, mas também colocar em prática medidas necessárias para minimizarmos os impactos da humanidade no Planeta.

 

Voltar
Compartilhar: