09/06/2017

Cristiano Baldi lança o livro Correr com Rinocerontes

Por Guilherme Martinato

Quando uma terrível tragédia abala, os sinais vão além do silêncio forçado que amplifica as distâncias. No início da vida adulta, um jovem sai de São Paulo e retorna a Porto Alegre. A viagem é uma volta ao passado do qual ele fugiu, repleto de mistérios, traumas e de uma família que foge, cada um, à sua própria maneira.

Nem sempre é possível etiquetar um personagem: bom moço, anti-herói, engajado, cafajeste. As classificações não são suficientes para resumir o protagonista de Correr com rinocerontes. Ao mesmo tempo em que parece fugir dos próprios traumas, ele carrega em si a apatia e a inércia percebidas em toda uma geração de jovens. Com humor e uma linguagem superlativa, Baldi constrói um personagem que, longe de carregar bandeiras ou proferir discursos, pode ser admirado e odiado numa mesma medida. O autor concretiza, assim, um livro que apresenta uma voz narrativa singular e traz a essência do romance: ser uma grande investigação subjetiva.

A trajetória literária de Baldi iniciou com a publicação de Ou clavículas, livro de contos publicado pela Livros do Mal em 2002. Também participou de uma coletânea de literatura brasileira para a Mondadori e do Desordem, projeto da Bookstorming.

Cristiano Baldi nasceu em Caxias do Sul (RS). É escritor e professor de Escrita Criativa na PUCRS, onde fez mestrado e agora cursa o doutorado. Participou de diversas antologias e publicou, pela editora Livros do Mal, o volume de contos Ou clavículas, que foi adaptado para o teatro. Correr com rinocerontes é o seu primeiro romance.

Correr com rinocerontes foi contemplado com o Financiarte, edital da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul (RS). A produção cultural é de Florência Del Carmen Nieto, produção executiva de Cristina Nora Calcagnotto, Assessoria de Comunicação de Caliandra Troian e Fotografia de Tatiéli Sperry.

Opinião do Leitor por Júlia Dantas: "Correr com rinocerontes" é uma daquelas obras de arte que impressionam pelo perfeito acabamento. Todas as arestas foram polidas: o resultado é uma narrativa que envolve o leitor ao mesmo tempo em que o sufoca. Não há descanso nem pausa para sentimentalismo. Cristiano Baldi nos agarra pelo pescoço e não solta até a última linha."

Correr com Rinocerontes, de Cristiano Baldi (Não Editora)
Romance
Formato: 14 x 21 cm / 288 páginas
ISBN 978-85-61249-62-5
Preço: R$ 39,90 (exemplar)

Voltar
Compartilhar: