23/12/2017

Chafariz da Praça Dante Alighieri Revitalizado

Um dos principais símbolos da cidade, Chafariz da Praça Dante Alighieri foi completamente reformulado, apresentando novidades, como águas que se movimentam conforme ritmos musicais, na nova estrutura, os jatos de água do chafariz executam movimentos programados em rotinas automáticas durante o dia.

Também foi incluso um sistema de iluminação totalmente novo, que contará com o acendimento automático ao anoitecer. A estrutura é composta por 70 luminárias subaquáticas de LED com sete cores diferentes, que mudarão conforme o movimento das águas.   

Estruturalmente, o novo chafariz mantém as mesmas características visuais do antigo. Foram mantidas as pedras circulares com cachos de uva esculpidos em alto relevo na parte interna, existentes desde a inauguração em 1937.

O chafariz foi obra do mestre canteiro José Zambon, responsável por centenas de estruturas em pedra em Caxias. As peças da borda central da estrutura, que têm desenhos de cachos de uva e folhas de parreira em alto relevo, permanecem originais.

Fotos: Daniel Bianchi

Voltar
Compartilhar: