28/03/2017

Caxias do Sul terá cursos gratuitos para formar técnicos de nível médio na área do turismo

Pela primeira vez no país, o turismo será contemplado com cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio para atender as necessidades do mercado de viagens. Com a inclusão do setor no MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ministério do Turismo contará, ainda este ano, com 10 mil vagas para atender estudantes de escolas públicas brasileiras. E Caxias do Sul é uma das cidades selecionadas.

Serão abertas inscrições em 172 municípios de 18 estados. Na região Sul, os três estados apresentaram demandas de vagas para o programa. Rio Grande do Sul (12 municípios), Santa Catarina (14 municípios) e Paraná (9 municípios). A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017.

O MedioTec vai oferecer sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar) nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.

Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.  O Pronatec Mediotec, que também atenderá outras áreas como cultura e agricultura, foi lançado no final do ano passado.

Cidades no Rio Grande do Sul que oferecerão cursos: Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Canela, Caxias do Sul, Gramado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Tramandaí e Vacaria.

Voltar
Compartilhar: