25/03/2018

A Gastronomia e Cultura da Festa das Colheitas

Centro e interior se reaproximaram no final de semana. Nos dias 23,24 e 25 de março, Caxias vivenciou a Festa das Colheitas, o primeiro grande evento da Festa Nacional da Uva 2019.

As Candidatas a Rainhas e Princesas da Festa da Uva 2019 receberam durante a Festa das Colheitas a faixa de embaixatrizes. No sábado (24/03), na comunidade de São Pedro e São Paulo da Terceira Légua, no famoso Filo das Candidatas. O Filó é um dos eventos mais tradicionais no pré-concurso. As embaixatrizes assumem o compromisso em representar a Festa da Uva até o final da 32ª edição, ser divulgadoras da festa, da cultura, da cidade, da gastronomia e dos atrativos.

OS TRÊS DIAS DE EVENTO VALORIZOU A GASTRONOMIA, CULTURA E OS DISTRITOS.

Os três dias de eventos foram de ingressos esgotados e de mesas fartas seguindo a fama dos maravilhosos cardápios das festas de interior, o que já era de esperar. As atrações surpreenderam, na diversidade e na qualidade, tudo valorizando a cultura Italiana.

Em Santa Lúcia do Piaí, durante o Festivitá, a música só parou de madrugada. Já na Praça Dante Alighieri, durante a Exposição dos Distritos, os agricultores comemoravam a necessidade de repor produtos, já que as vendas estavam excelentes. O Filó das Embaixatrizes foi repleto de muita celebração e alegria. No domingo, música, diversão e deliciosos tortéis, em Fazenda Souza e, para encerrar, Missa em Galópolis.

Sexta-feira Santa Lucia do Piai

 Festa Festività abriu as festividades da Festa das Colheitas, com a apresentação das candidatas.

O destaque do jantar foi codorna no espeto. Cardápio completo: macarrão, galeto, carne de porco, codorna no espeto, radicci com bacon, salada de tomate, maionese, café com biscoito, vinho e suco.

 

Sábado 3ª Légua na comunidade de São Pedro e São Paulo com o Filó das Candidatas

O Filó foi um grandioso evento, contou com a presença de soberanas de edições anteriores. Desde Zila Turra Pieruccini, rainha de 1958, e a princesa da mesma edição, Dione Basso Rodrigues, até a rainha de 2014, Giovana Dannenhauer Crosa e a princesa Karina Furlin. As candidatas entraram dançantes no embalo do grupo Zo Scarpon, após receber as faixas de embaixatrizes e seguiram a noite celebrativas.

As atrações surpreenderam e alegraram o público, no ritmo típico italiano nas músicas, encenações e apresentações de dança. Teve show  Zo Scarpon, Giro Tondo, cantora Mary Gê. Além das apresentações dos grupos de danças.

A gastronomia foi de grande fartura e diversidade. Cardápio: polenta com molho, fortaia, queijo, copa, salame, pão, cuca, grostoli, pepino, morcilha, queijo de porco, biscoito, frango, risoto, codeguim, vinho e suco de uva.

 

 As soberanas chegaram de carros antigos. Após desfile as raridades ficaram a mostra em frente da igreja

O Show do domingo ficou por conta do grupo Ragazzi Dei Monti com uma belíssima apresentação.

O almoço foi a famosa tortelada. Cárdápio: tortéi, galeto, maionese, saladas, pão, vinho e café com biscoito. As saladas foram fornecidas pelos agricultores locais.

Curiosidade: foram feitos aproximadamente 9 mil tortéis, o que consumiu 100 quilos de moranga e 14 sacos de farinha.

      

 

Confira também passeios feitos com as candidatas com dicas, circuitos e curisoidades.

Fotos: Adriana Silva, Alexander Fernandes , Leandro Araújo, Rogério Mesquita, Marivania Sartoretto

Voltar
Compartilhar: