Tênis

Quadras caxienses revelam destaques

Clubes Juvenil, Recreio Cruzeiro e Recreio da Juventude são os principais centros para a prática do tênis em Caxias, com décadas de atividades na formação de atletas e organização de torneios. Atualmente, junto com a Bohrer Sports, eles integram o Circuito da Serra Gaúcha, que tem etapas em algumas cidades da região, como São Marcos, Farroupilha e Flores da Cunha. No passado, a cidade sediou torneios inclusive valendo pontos pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e com a participação de atletas de outros estados e países. Em fevereiro deste ano, o Recreio da Juventude sedou a disputa dos 14 aos 16 anos do 47° Banana Bowl, uma das competições mais tradicionais da América do Sul.
No momento, Caxias tem alguns destaques nos cenários brasileiro e internacional. A tenista mirim Amanda de Oliveira, 10 anos, é a primeira no ranking nacional infanto-juvenil 12 anos. Ela começou e segue treinando na Bohrer Sports e integra o projeto que tem a parceria com o ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga. Gustavo Tedesco, do Recreio da Juventude, lidera o ranking nacional também nos 12 anos. Marcelo Demoliner, 28 anos e que começou também no Recreio da Juventude, ocupa a 37ª posição no ranking de profissionais do Brasil e tem ainda boa presença mundial nas duplas: chegou em março ao 54º lugar na lista da ATP.

Além do aspecto competitivo, o tênis é muito praticado por pessoas que buscam melhorar a forma física. Para isso, a cidade contra com inúmeras quadras em outras associações, empresas e condomínios.