Futsal

Principal equipe de Caxias é feminina 

Com grande tradição no estado e país, o futsal caxiense começa 2017 tendo como principal força uma equipe feminina. O MGA Games é o atual bicampeão gaúcho e participou em dezembro da Taça Brasil de Clubes, em Lages, Santa Catarina, mas acabou eliminado na primeira fase.
No naipe masculino, a cidade foi referência entre a metade dos anos 80 e a metade dos 90. Nesse período, a Enxuta fez um trabalho inovador e empilhou títulos estaduais e nacionais, além de ter se constituído em base da seleção brasileira em muitas oportunidades. Craques como Jorginho, Manoel Tobias, Fininho, Danilo, Morruga, entre outros, vestiram a camisa vermelha.
Depois da Enxuta, houve algumas tentativas de formação de equipes fortes, pelo Juventude, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Cortiana, empresa de Farroupilha, mas sem o mesmo sucesso. A última foi com o Juventude, que subiu da Série Prata para a Ouro do Estadual, mas no final do ano passado a Associação de Times, Cultura, Esporte e Lazer (ATCEL), que era parceira do clube, decidiu transferir a estrutura para Flores da Cunha.
Como uma das heranças da Enxuta ficou o Ginásio Enxutão. Construído para sediar os jogos da equipe da empresa, o local foi encampado pelo município. Assim, sedia uma série de eventos promovidos pela prefeitura e entidades da cidade.

Citadino e bairros
Além do Enxutão, Caxias conta com dezenas de quadras particulares e de escolas que abrem espaço para o aluguel de horários para equipes. Alguns grupos de amigos se reúnem há dezenas de anos, a cada semana, para confraternização. A Liga Caxiense de Futebol de Salão (LCFS) organiza competições em diferentes categorias, incluindo para mulheres, assim como a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Nos dois casos, o Enxutão sedia a maioria dos jogos.