Futebol amador

A força dos clubes

O futebol amador em Caxias do Sul tem alguns aspectos curiosos. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), promove o Campeonato Municipal, com várias categorias, de crianças a adultos, além de femininas. Mas a maior força está nas competições particulares, realizadas pelos clubes.

O Campeonato Integração, a Copa União de Clubes e a Copa Amizade envolvem especialmente as comunidades do interior do município, de distritos e bairros. O primeiro está na 35ª edição, o segundo na 28ª e o terceiro é realizado pela 21ª vez este ano, o que evidencia a tradição e o empenho das comunidades.

Em 2016, a Copa União foi o maior, com 12 clubes, envolvendo cerca de 2 mil atletas, em seis categorias. O Integração também reuniu 12 clubes, mas com menos equipes e divisões. A Copa Amizade envolveu sete clubes, em duas categorias. Os jogadores são desde jovens na faixa dos 18 anos até veteranos de 60.

Em comum os campeonatos têm a participação de muitos ex-profissionais. Alguns bem conhecidos são o volante Lauro, ídolo do Juventude; o atacante Adão, campeão gaúcho pelo Caxias em 2000; o lateral Luciano, ex-Caxias, Inter e Botafogo; e o goleiro Isoton, campeão da Série B nacional em 1994 com o Juventude.

A marca das competições é a confraternização. No final da temporada, uma comunidade organiza a festa de premiação, onde são entregues dezenas de troféus aos campeões e destaques individuais. A Copa União escolhe nesse evento de encerramento a rainha e duas princesas, que participam de uma série de atividades no ano seguinte.

Além disso, há um aspecto que chama a atenção no regulamento de todos os campeonatos: o jogador suspenso em qualquer um deles não pode jogar nos outros. Os próprios clubes fazem esse controle, o que melhorou bastante o aspecto disciplinar, tornando raras incidências graves. A punição é dada em conjunto por um conselho que reúne representantes de todas as agremiações.

A cidade tem ainda muitos torneios para times de bairros e uma competição forte no Sesi, esta envolvenado apenas equipes de empresas.