Basquete

Avanço rápido e queda da elite

Um trabalho relativamente curto, mas muito bem planejado e executado, colocou Caxias do Sul na elite do basquete brasileiro. Mas, após duas participações, a equipe acabou amargando a queda para a divisão de acesso. Criado oficialmente em 2006, após um ano integrado à Associação de Basketball de Caxias do Sul (ABACS), o Caxias do Sul Basquete Associação Esportiva e Recreativa disputou apenas o Estadual nesse ano e no seguinte.

Na sequência, passou a participar do Sul-Brasileiro e, em 2011, da Liga Nacional e da Superliga, competições que davam acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), a principal divisão. Em 2014 foi criada a Liga Ouro, que passou a ser porta de entrada do NBB.

Com uma campanha brilhante, em 2015 o Caxias Basquete conquistou o título da Liga Ouro e a vaga para o NBB 2015/16. Neste, a equipe caxiense se tornou a primeira estreante a se classificar para os playoffs, sendo eliminada pelo Brasília, que acabou como vice-campeão. Na competição seguinte, no entanto, a campanha foi muito inferior: com orçamento bem inferior aos adversários, acabou amargando a lanterna e o consequente rebaixamento à Série Ouro.

Diante das dificuldades econômicas, o futuro se torna incerto. O técnico Rodrigo Barbosa, um dos grandes responsáveis pelo projeto, lamenta que o apoio financeiro não tem sido à altura da presença na principal competição do país. Em relação ao público, com a média de 700 pessoas por partida no Ginásio Vascão, não há reclamações, pois sempre houve incentivo..

Tendo como objetivos desenvolver o basquete na cidade, além de realizar um trabalho social, o clube mantém uma escola de formação de atletas de sete a 17 anos.

 

Em clubes, escolas...

Além da equipe profissional, o basquete é praticado em escolas e clubes caxienses, como o Recreio da JuventudeAssociação de Basketball de Caxias do Sul (ABACS) e Clube Juvenil. Esses contam com escolas de formação de atletas. Além disso, há competições realizadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e outras organizações.