Artes marciais

Variedade de opções 

O caxiense é um grande apreciador das artes marciais. A cidade conta com inúmeras academias e atletas com destaque nacional e internacional em diferentes esportes de combates. Boxe, taekwondo, judô, muay thai, kickboxing, chegando ao MMA, estão entre as modalidades praticadas, com atletas de bom desempenho. 

Os treinos não são exclusivos para combates. Muitos alunos aproveitam as práticas para melhorar a forma física, perder peso ou aprender técnicas de defesa pessoal. Isso além dos aspectos filosóficos, como autocontrole, e do trabalho social desenvolvido com pessoas em vulnerabilidade social e da periferia.

 Adilson Facchin, Diego Nunes, Wellington Uega, Claudir Dutkevis estão entre os atletas com destaque em competições nacionais e no exterior. Os alunos da Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD), que treinam na UCS, também participam de torneios com grandes desempenhos. 

No judô, a equipe do Recreio da Juventude tem um trabalho reconhecido há anos. Outra figura importante na cidade é o professor Jorge Velho, que organiza o Jorge Velho Championship, competição que reúne atletas de diferentes estados. Na cidade, outras academias oferecem a prática de artes marciais voltadas a competições de alto nível, como a Fight Center e a Training. Há também muitos praticantes de esportes de força, como levantamento de peso.