Menu

Esporte

Para todos os gostos

Caxias do Sul tem uma ampla e variada oferta de esportes, tanto no alto nível como para a prática ocasional. Em diferentes momentos, a cidade conta com equipes de futebol na primeira divisão do Brasileirão, representantes nas principais ligas de futsal, vôlei, basquete, handebol e futebol americano, entre outros, além de atletas com destaque em modalidades individuais.

O que determina altos e baixos na presença e desempenho nas disputas é o investimento. Quando empresas têm condições para contribuir financeiramente em projetos, a cidade conta com recursos humanos e técnicos para realizar bons trabalhos. As faculdades de Educação Física formam inúmeros profissionais que atuam em escolinhas e equipes, possibilitando a revelação de talentos

A formação da população, com a mistura de pessoas de diferentes etnias, permite inúmeros biotipos. Quando bem trabalhados, os jovens podem ser encaminhados para os esportes mais adequados. Um exemplo está no vôlei, que revelou importantes jogadores para o país, inclusive um medalha de ouro na Olimpíada Rio 2016, graças à condição física de muitos meninas e meninas que começaram a treinar cedo. Há também escolinhas de diversas outras modalidades espalhadas pela cidade.

Um destaque especial deve ser dado ao esporte de inclusão. Há projetos que contemplam jovens em vulnerabilidade e pessoas com deficiências físicas, intelectuais e visuais. Essas contam com uma série de competições adaptadas, especialmente promovidas pelo poder público.

Para a pessoa comum, que gosta de praticar o esporte como lazer, as opções também são amplas. Desde a tradicional bocha, muito apreciada pelos de mais idade, até o futebol, milhares comparecem aos campos, quadras e canchas diariamente, para momentos de lazer.

E não se pode esquecer dos que gostam de correr ou apenas caminhar. Além das calçadas e ruas, há vários parques à disposição para uma atividade saudável e que tem um número crescente de adeptos.