Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Romaria de Caravaggio

144ª Romaria ao Santuário de Caravaggio 2023

PRÉ-ROMARIAS 2023

15 de abril (sábado) – Missa das 11h à 45ª ROMARIA DOS MOTOCICLISTAS

Concentração: Santuário de Caravaggio

22 de abril (sábado) – Missa das 10h30min à 11ª ROMARIA MOTOR-HOME

Concentração: Pavilhões da Festa da Uva

22 de abril (sábado) – Missa das 17h à 16ª ROMARIA DOS CAMINHONEIROS

Concentração: 15h no Posto Treviso, antigo posto da PRE

29 de abril (sábado) – Missa das 17h à 15ª ROMARIA DOS CARROS ANTIGOS

Concentração: 16h no Posto Shell, próximo a Cassol

06 de maio (sábado) – Missa das 10h30min à 19ª ROMARIA DOS CICLISTAS

Concentração: 10h no Colégio São Tiago

06 de maio (sábado) – Missa das 15h à 16ª ROMARIA DOS JIPEIROS

Concentração: 14h no Colégio São Tiago

13 de maio (sábado) – Bênção às 11h à 29ª CAVALGADA DA FÉ

Concentração: 8h no Campus 8 da UCS

13 de maio (sábado) – Missa das 15h à 9ª ROMARIA DAS CRIANÇAS

Concentração: 14h no início da Avenida dos Romeiros

20 de maio (sábado) – Missa das 10h30min à 12ª CAMINHADA E CORRIDA DA FÉ

Concentração: 07h e 08h no Posto Sim, em frente ao Shopping Iguatemi

21 de maio (domingo) – Missa das 16h à 2ª ROMARIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Concentração: Santuário de Caravaggio

27 de maio (sábado) – Missa das 10h30min à 10ª ROMARIA DA JUVENTUDE

Nos três dias da Romaria as missas serão celebradas às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (solene missa campal), 12h, 13h, 15h, 16h, 17h

Fonte: Santuário Caravaggio



O Que? Romaria de Caravaggio
Quando? 26/05/2023

O quê?  Romaria à Santa Nossa Sehora de Caravaggio;

Quando?   O dia da Santa é comemorado em 26 maio (Feriado Municipal de Caxias do Sul); 

Com programação especial em vários dias e longas procissões, vindas de toda região e estado.

 Para nossa região ela representa muito além de uma procissão de fé, representa a oportunidade de reentrontro histórico com as origens dos imigrantes italianos. 

A aparição de Nossa Senhora

Caravaggio está localizada entre Veneza e Milão - Itália. Em 1431 foi dominada pelos venezianos, ocorreram divisões políticas e religiosas, ataques de bandidos e muitas heresias. Em 26 de maio de 1432, às 17h da segunda-feira, nesse cenário desolador, ocorreu a aparição  de Nossa Senhora à uma camponesa de nome Joaneta. Maltratada e humilhada pelo marido, Francisco Varoli, ela colhia pasto em um prado próximo. Entre lágrimas e orações, avistou uma senhora, semelhante a uma rainha e cheia de bondade. É Nossa Senhora que apareceu à vidente Joaneta. Sua mensagem:

“Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e venho anunciar a Paz”.

Pediu também que o povo voltasse a fazer penitência, jejuar nas sextas-feiras e orar na igreja, no sábado à tarde, em agradecimento pelos castigos afastados, e que lhe fosse erguida uma capela. Assim, foi denominada Nossa Senhora de Caravaggio. Ao lado de onde estavam seus pés, brotou uma fonte de água, existente até os dias de hoje, onde muitos doentes recuperam a saúde. Joaneta, como verdadeira missionária, levou ao povo e aos governantes a mensagem de Maria. Em suas visitas, levava ânforas com água da fonte sagrada, que resultava em curas extraordinárias, prova da veracidade da aparição. A paz foi restabelecida na pátria e na Igreja. Uma resistência, porém, tornou-se famosa: é a história de Graziano, que certo dia chegou à margem da fonte milagrosa e permaneceu incrédulo. Pegou um galho seco e desfolhado, atirou na água e disse:

“Se é verdade que Nossa Senhora pisou esta terra, enverdeça este ramo”.

Conta-se que quando o bastão seco tocou a água, verdejou-se, brotaram galho, cobriu-se de folhas e desabrocharam flores. Recordando esse sinal, é costume representar a aparição de Caravaggio com um ramo florido entre a Virgem Maria e a vidente Joaneta.

A Devoção de origem italiana, datada de 1432, multiplicou a fé a partir de 20 famílias de imigrantes que chegaram à região no final do século 19. O ano de 1879 é considerado o primeiro da romaria na região, a qual hoje reune uma multidão incontável de fiéis por toda a Serra.

 

A devoção trazida para o Brasil

Os imigrantes italianos eram pessoas de fé. Em 1879, em Caravaggio/Farroupilha/RS, Antônio Franceschet e Pasqual Pasa construíram um oratório, um capitel de doze metros quadrados, com alpendre na entrada, localizado em frente ao atual cemitério de Caravaggio. A notícia se espalhou rapidamente e a obra ganhou doações em dinheiro e mão de obra, transformando o oratório em capela, que comportava cerca de cem pessoas. A escolha do padroeiro gerou certo conflito entre os moradores, mas a principio foi escolhido o título de Nossa Senhora de Loreto. Como não havia uma imagem da santa, Natal Faoro ofereceu como empréstimo um pequeno quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália. Foi posto sobre um altarzinho, cuja inauguração ocorreu em 1979, ano I do início da devoção a Nossa Senhora de Caravaggio no Brasil e ano primeiro das romarias concorridas e numerosas. A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, localizada no altar do Santuário, foi feita pelo artista plástico conhecido como Stangherlin, em Caxias do Sul/RS, em 1885. O modelo da obra foi o quadro, em preto-e-branco, datado de 1724. A estátua foi trazida a pé, de Caxias do Sul a Caravaggio. Em 1890 um templo de alvenaria foi inaugurado e, em 26 de maio de 1921, foi elevado à categoria de “Santuário”. Hoje é conhecido como “Santuário antigo”. Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé padroeira da Diocese de Caxias do Sul. A construção do atual Santuário de Caravaggio durou dezoito anos (1945-1963). Imponente, em estilo romano e com capacidade para acolher duas mil pessoas, hoje revela-se pequeno diante da quantidade de devotos que acorrem a Nossa Senhora de Caravaggio.